segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cuidados contra incêndios domésticos

Os estragos quase sempre são incalculáveis. No último mês o Corpo de Bombeiros registrou 162 incêndios no Distrito Federal. Na quinta-feira da semana passada uma loja de artigos para lojistas, na 506 Sul, pegou fogo. Por sorte ninguém saiu ferido.

No Guará II, 14 barracos foram destruídos por um incêndio que só foi controlado depois de uma hora. Ainda este mês, duas pessoas morreram num incêndio numa casa, também no Guará II.

Por dia o Corpo de Bombeiros atende, em média, nove chamadas de incêndios urbanos. As ocorrências em casa estão na liderança. Só este ano foram registradas 368. O principal causador é o vazamento de gás: 260 ocorrências foram registradas. Esquecimento de panelas no fogão vem em seguida, com 62 casos.

E os bombeiros alertam: é importante ter alguns cuidados em casa. “Às vezes as pessoas esquecem de limpar a válvula da panela de pressão. Ela é responsável pela saída do ar quente e se entupir pode explodir. Se explodir, nós podemos ter mais problemas na cozinha”, alerta o capitão Vieira, do Corpo de Bombeiros.

“Na sala pode haver outra situação comum: o uso de velas ou cigarros em locais onde existem materiais de fácil combustão, como, por exemplo, sofás e colchonetes. Nos quartos é preciso ter cuidado com os colchões. O ideal é colocar velas e cinzeiros em locais que não permitam a fácil combustão”, acrescenta o capitão.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: