sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Carroceiros são fiscalizados

A Secretaria de Agricultura realiza nesta sexta-feira (31/10) uma fiscalização para identificar animais vítimas de maus-tratos em Ceilândia. A operação que conta com o apoio do Departamento de Trânsito (Detran-DF), da Polícia Ambiental e da Administração Regional da Ceilândia, começou por volta das 10h.

Pela manhã, a fiscalização abordou 10 carroceiros pelas ruas da cidade. Segundo Marco Antônio, veterinário da secretaria, quatro animais foram apreendidos por apresentarem características de maus-tratos. “Eles estavam com ferimentos e muito magros, sendo que um deles estava com a pata bem machucada”, afirmou o veterinário.

De acordo com Elias Rocha, assessor de Gerência de Planejamentos da Coordenadoria das Cidades, os animais apreendidos não são devolvidos e os proprietários ainda respondem por crime de maus-tratos. No entanto, ele aponta que objetivo da fiscalização é mais educativa. “Verificamos os animais que estejam sem documentos. Nesses casos, os carroceiros recebem uma advertência e são convidados para realizar o cadastro na Administração”, disse.

O animal para ser cadastrado não pode ter nenhuma doença. “No momento da avaliação é feito uma coleta de sangue. Se for diagnosticada anemia infecciosa eqüina, o animal tem que ser sacrificado”, explicou o veterinário. Ceilândia tem cerca de 450 carroceiros cadastrados.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: