quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Computadores doados

Mais 50 escolas públicas do Distrito Federal passarão a contar com laboratórios de informática. Cada unidade de ensino receberá 10 computadores do Tribunal Superior do Trabalho (TST), doados por meio do projeto TST Solidário de Inclusão Digital. Nesta quinta-feira (23), o governador José Roberto Arruda recebeu do ministro Rider Nogueira de Brito, presidente do TST, o lote de 500 máquinas. A doação eleva para 345 o número de escolas da rede pública equipadas com laboratórios de informática. A expectativa é de que 30 mil estudantes sejam beneficiados com a iniciativa. As escolas contempladas foram escolhidas por meio do voto direto em eleição realizada entre os servidores do tribunal.

“Nenhum país do mundo progrediu sem investir em educação. É o ensino público de qualidade que promoverá a igualdade social no Brasil”, disse Rider de Brito. “Hoje aqui está sendo dado ao país um exemplo de sensibilidade e responsabilidade social”, emendou o governador. “A vida dessas escolas vai mudar. Os alunos terão um componente motivacional na sua capacidade de aprendizagem”, completou Arruda.

“É um presente que não tem preço” avaliou o secretário de Educação, José Luiz Valente. Aluno da 8ª série do Centro de Ensino Fundamental 05 de Taguatinga Sul, Fábio Werley Monteiro dos Santos, 14 anos, vibrou com a notícia de que sua escola receberá computadores. “Vou poder pesquisar sem sair da escola e ainda economizar energia na minha casa”, comemora. Embora obsoletos para o TST, os computadores doados aos GDF estão em plena vida útil. “São equipamentos bons, potentes, com processador e memória satisfatórios”, informou o coordenador de Informática do TST, Marcelo Lacerda.

Criado em junho deste ano, o programa TST Solidário deu novo destino às máquinas em desuso no tribunal. O foco das doações passou a ser a rede pública de ensino do DF e a Escola Classe 2 do Guará foi a primeira a receber o conjunto de máquinas. Até então a doação de computadores era feita de acordo com a solicitação de entidades interessadas, dentro dos parâmetros previstos nas normas da administração pública.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Izalci Lucas, diretores de escolas e de regionais de ensino, além de estudantes representando as escolas beneficiadas participaram da solenidade no TST. Foram contempladas unidades de ensino de Brazlândia, Santa Maria, Sobradinho, Ceilândia, Taguatinga, Planaltina, Samambaia, Candangolândia, Riacho Fundo, Gama, Cruzeiro, Guará e Plano Piloto.


Oito escolas públicas em Ceilândia passarão a contar com os laboratórios de informática. Cada unidade de ensino receberá 10 computadores do TST. Serão beneficiadas as Escolas Classe 01, 15, 18, 25, 46 e 56 e os Centros de Ensino Fundamental 12 e 16.


Fonte: ClicaBrasília e Ceilândia.com

Nenhum comentário: