terça-feira, 7 de outubro de 2008

Cidade pode receber centro

Um dos princpais fatores que influenciam na violência contra a mulher é a ingestão de álcool pelos seus parceiros. Com base nisso, uma audiência pública será realizada na próxima terça-feira para debater a criação do Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas (CAPS/AD) em Ceilândia. O evento acontecerá no Plenário do Primeiro Tribunal do Júri de Ceilândia, às 9h, e terá a participação de representantes do Governo do DF, do Poder Judiciário, da Polícia, do Ministério da Justiça e da rede social de atenção à comunidade de Ceilândia.

Uma das pesquisas que ilustram essa realidade foi feita em 2006 pelo Ministério Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), onde a associação álcool/violência foi citada com frequência. No estudo, processos diversos foram analisados, e cerca de 1/3 deles cita o uso de álcool por parte do agressor.

Outra confirmação desses dados se deu por meio de uma pesquisa feita pela Data Senado, também em 2006. Nela, 45% das mulheres entrevistadas relataram ser o álcool o principal motivador da violência doméstica. Em pelo menos três cidades do Distrito Federal (Ceilândia, Samambaia e Brazlândia), os números se confirmam.


Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: