terça-feira, 21 de outubro de 2008

100% Wireless

Trecho de reportagem que fala a respeito de um projeto governamental de acesso gratuito à internet através da tecnologia de transmissão de dados "wireless" - semelhante a conexão de internet comum (ADSL), mas sem a utilização de cabos.



Na primeira etapa, serão instaladas as conexões até 256 KBPS nos principais bairros de Brasília e em Taguatinga, integrando serviços de segurança pública e educação (vídeo monitoramento) e acesso público a internet. Segundo a Secretaria de Ciência e Tecnologia, essa primeira fase pode ser facilmente concluída em, no máximo seis meses, e a idéia é atender entre 700 mil a um milhão de pessoas com o serviço wireless entre as duas cidade e ligar os dois principais órgãos do GDF: o Buriti e o "Buritinga".

"O projeto hoje está preparado para envolver todo o Distrito Federal, e pode ser iniciado em qualquer lugar. A vantagem de ter início no Plano Pilo e em Taguatinga é a de envolver praticamente todos os órgãos do governo, além da população que é muito concentrada nestas regiões", diz o secretário Izalci Lucas.

O "Brasília 100% Wireless" irá custar R$ 80 milhões, de acordo com o projeto atual, e pretende atender diversas instituições, dentre elas, 614 escolas, 46 telecentro, 86 administrações e 93 postos de saúde.




Antigamente a ex-governadora, Maria de Lourdes Abadia, havia dado o pontapé inicial para um projeto semelhante a este. O "Internet para todos" previa instalação de internet gratuita para cidades do DF e seria iniciado primeiramente pela Região Administrativa de Ceilândia.

Nada aconteceu e, pelo visto, vai demorar mais um longo e bom tempo para que algo aconteça...

Fonte: Jornal de Brasília de 21/10/08

Nenhum comentário: