domingo, 19 de outubro de 2008

Piauí é aqui!

Ceilândia mergulhará na cultura piauiense em atividades de comemoração ao aniversário do Estado, que neste ano completa 250 anos e 186 de adesão à Independência do Brasil. Com 21% da população do DF natural ou descendente do Piauí, o evento - que passa a denominar-se "Piauí é aqui, no coração do Brasil" - será incluído no calendário oficial de eventos do Distrito Federal.

A programação acontece no próximo dia 21, no Sesc Ceilândia, a partir das 19h, e inclui a apresentação de artistas populares, Mostra de Arte e Cultura Piauiense, Sessão Solene da Câmara Legislativa do Distrito Federal e a Cerimônia de Outorga da Medalha do Mérito Renascença, a maior comenda do Estado.

O Distrito Federal conta com quatro deputados distritais piauienses. São eles: Arílio Neto, presidente da Câmara e natural de Piripiri; Raimundo Ribeiro, de Piracuruca; Cristiano Araújo, de Corrente; e Milton Barbosa, de Canto do Buriti. Por proposição deste último, será realizada a sessão solene.

É de autoria dos quatro deputados o projeto de lei 1.020/2008 que inclui o evento no calendário oficial do Distrito Federal. A lei será sancionada pelo governador José Arruda durante as festividades no Sesc Ceilândia. Também confirmaram presença os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, que serão agraciados com medalha, dentre outras autoridades.

Na ocasião, o governador do Piauí, Wellington Dias, vai receber o título de cidadão honorário de Brasília.




O Dia do Piauí no DF contará também com lançamento de livros de autores piauienses. São eles:

DaCruz Nery - obras Prato Bom Demais (2008) e O que toda empregada precisa saber para impressionar a sua patroa (Senac 2008)

Maria José Rocha Lima - Combatendo a intolerância com o Aleijadinho, relato de uma experiência de alfabetização

Maria de Jesus Evangelista (UnB) - Cassiano Nunes - Poesia e Ante Tributo ao Poeta

Cid de Castro Dias - Piauhy das Origens à Nova capital

Rosângela Sousa - Idéias, Ideais e Sentimentos

Ronaldo Mousinho - Literatura: de Homero à Contemporaneidade e Geografia Poética do DF.


Fonte: BrasilPortais

Nenhum comentário: