sábado, 22 de novembro de 2008

Enquete: Quais são os símbolos do Distrito Federal?

Não, o Distrito Federal não é apenas lembrado pelos monumentos espalhados pelo Plano Piloto. As cidades ao nosso redor também possuem vida, e muita. Há história, cultura e muita arte pulsando em todo o DF.

Desta vez iremos eleger os principais símbolos representantes de nossa região. Veja a lista a seguir e escolha mais de uma opção na enquete do blog 100% Ceilândia:



Balão do Periquito - Gama



O futebol corre na veia dos gamenses. Na entrada da cidade o monumento enfatiza ainda mais este amor.


Bezerrão - Gama



O novíssimo Bezerrão (estádio Valmir Campelo Bezerra) foi um dos palcos da goleada da seleção brasileira de futebol contra a de Portugal - 6 a 2. Os torcedores agora tem onde festejar as vitórias do time da cidade - o Gama.


Caixa d'Água - Ceilândia



O principal símbolo de Ceilândia - segundo enquete realizada pelo próprio blog 100% Ceilândia - é motivo de orgulho para todos os moradores da cidade. Recentemente o monumento passou por reforma e recebeu cores políticas.


Casa do Cantador do Brasil - Ceilândia



A Casa do Cantador realiza todo o ano o Encontro Nacional dos Cantadores Repentistas e traz pessoas de diversos cantos do país - principalmente nordestinos. Obra projetada por Oscar Niemeyer, é uma das poucas que foi feita pelo arquiteto e se encontra fora do Plano Piloto.


Congresso Nacional - Plano Piloto



O Congresso Nacional é um dos símbolos mais lembrados por todos brasileiros. É um dos principais palcos da política nacional.


Emas - Recanto das Emas



As emas do Recanto das Emas simbolizam muito bem a cidade. Até o formato da Região Administrativa faz lembrar uma ema. O principal símbolo da cidade é encontrado na entrada principal da localidade.


Feira do Guará - Guará



Uma das principais feiras do DF. Ali você encontra de quase tudo, principalmente produtos relacionados a vestuário e alimentação.


Feira dos Importados - SIA



Uma feira bem movimentada e cheia de novidades. Produtos eletro-eletrônicos, muita tecnologia é encontrada com facilidade por ali.


Lago Veredinha - Brazlândia



O famoso Espelho d'Água de Brazlândia. Recentemente a orla foi revitalizada e diversos eventos culturais são realizados na região.


Memorial JK - Plano Piloto



Juscelino Kubitschek foi homenageado por um museu que é um dos mais lembrados pelos brasileiros. Muitas relíquias e curiosidades do ex-presidente são encontradas no local.


Monumento - Candangolândia



A primeira "cidade-satélite", como as cidades do DF eram chamadas, foi a Candangolândia - Brazlândia e Planaltina são antigas mas foram anexadas do Estado do Goiás. Um monumento dos Candango pode ser visto na cidade.


Monumento - Riacho Fundo II



Uma cidade relativamente nova mas já com um monumento. A obra pode ser vista na entrada da localidade.


Museu Histórico - Planaltina



Muita história é encontrada no museu de uma das mais antigas cidades do Distrito Federal.


Museu Vivo da Memória Candanga - Núcleo Bandeirante



O Museu Vivo da Memória Candanga traz muitos documentos, livros e assuntos relevantes da história do Distrito Federal. Algumas exposições são realizadas na localidade.


Parque - Águas Claras



Paz, verde e muito lazer - isto é o que os moradores de Águas Claras encontram no parque de mesmo nome na cidade.


Parque Três Meninas - Samambaia



O Parque Ecológico Três Meninas é o ponto de encontro dos moradores de Samambaia. Muito ar fresco e verde circunda o parque que é referência na cidade.


Parque Vivencial - Paranoá



Outro lugar de descanso e lazer. O Parque Vivencial do Paranoá fica às margens do Lago Paranoá e traz muita história da cidade.


Pedra Fundamental do Distrito Federal - Planaltina



O marco da construção do Distrito Federal é encontrado na cidade de Planaltina.


Ponte JK - Lago Sul



Um monumento novo e belo. A ponte JK é um cartão postal do Distrito Federal.


Praça do Relógio - Taguatinga



O principal símbolo de Taguatinga tem um relógio de época que foi entregue de presente por uma empresa japonesa há muitos anos atrás - um presente para todo o DF.


Praça Central - Santa Maria



A principal praça de Santa Maria é ponto de encontro dos moradores da região.


Rodoviária - Plano Piloto



Ponto de encontro de moradores de todo o Distrito Federal; é um lugar de embarque e desembarque frenético na capital.


TaguaPark - Taguatinga



O TaguaPark está sendo implementado, mas pelo projeto original o local será presenteado com área de alimentação, local de apresentações culturais e muito verde. Na imagem acima, os motociclistas mandam ver.


Torre de Tv - Plano Piloto



Outro monumento do Plano Piloto. Dali é possível ver quase toda a cidade.


Torre de Tv Digital - Sobradinho



A novíssima Torre de Tv Digital de Sobradinho foi projetada por Oscar Niemeyer e não será apenas uma torre de tv, será um local de encontro e muitíssima descontração.





Vale salientar que o Distrito Federal possui 29 Regiões Administrativas e nem todas possuem um local que realmente simbolize a sua respectiva região. Algumas ainda não tem ícones, já outras estão em fase de eleição - como é o caso da cidade do Riacho Fundo.


Não deixe de participar!
Vote e eleja os principais símbolos do nosso DF!




Fonte de imagens: Fórum Skyscarpercity, fórum StrikeOut, Wikipedia, Correio Braziliense, Tribuna do Brasil, Simprese, Governo do Distrito Federal - GDF, blog Los Candangos, Traveler.com, Companhia Energética de Brasília - CEB, blog do Luis Filho, STDF, fórum DeitaMato, ClicaBrasília, Esaf e Picasa.

Um comentário:

edivan disse...

"Riacho Fundo 2"Ea melhor cidade de todo DF!!