quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Atendimento falho

O atendimento aos pacientes do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) foi reprovado por uma vistoria da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados de Brasília (OAB-DF). Após receber denúncias sobre a falta de médicos e a precariedade nos equipamentos da rede pública de saúde do Distrito Federal, os conselheiros decidiram fazer uma avaliação pessoal nas unidades. A visita teve início na noite dessa quarta-feira (26/11), às 20h, com a fiscalização no HRC e deverá ser mantida nos próximos 30 dias nas outras unidades.

Um grupo de advogados vistoriou durante cerca de quatro horas os serviços no Pronto-Socorro e Unidade de Tratamento Intensivo na unidade de Ceilândia. Eles identificaram demora no atendimento e falta de equipamentos necessários aos pacientes.

O relatório final da visita será encaminhado à Secretaria de Saúde e Ministério Público do DF exigindo a solução dos problemas. O presidente da comissão, Jomar Alves Moreno, antecipou a avaliação. “As falhas são gritantes no local. O atendimento ambulatorial é o que deixa mais a desejar. Vamos estudar a apresentação de uma ação civil pública por omissão do estado para pelo menos atenuar o problema”, afirma.

De acordo com a comissão, alguns pacientes aguardavam o atendimento na fila desde o período da manhã. Para a ela, a falha acontece no atendimento ambulatorial. "A fila poderia ser encurtada com um bom atendimento dos clínicos-gerais. Mas nem isso ocorre", reforça o presidente do grupo.

As próximas unidades a serem visitadas deverão ser o Hospital de Base (HBB), Gama e Planaltina. A intenção da OAB-DF é concluir os trabalhos até o fim do ano. O relatório final também deverá ser encaminhado à Secretaria de Saúde apontando as falhas diagnosticadas.



Assista ao vídeo:

CorreioWeb / Tv Brasília



Fonte: Correio Braziliense e Jornal Local de 27/11/08

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