sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Risco de desabamentos

Com os estragos feitos pela chuva, na principal via de acesso dos moradores da Chácara Cachoeira 151, os carros não entram mais. A dona-de-casa Elizabete de Souza conta que toda vez que chove, a água invade o barraco em que mora. “Eu corri pra vizinha. Fui pra casa dela e deixei a água correndo aqui”, diz.

De acordo com a Defesa Civil, apenas quatro chuvas fortes foram suficientes para formar uma erosão de 50 metros de comprimento, sete metros de largura e oito metros de profundidade.

“A área é irregular, onde as pessoas habitaram de forma não controlada. Não foi feito estudo de impacto ambiental no local. E, em função de disso, com a ocupação, algumas casas foram colocadas em lugares onde o desvio da água da chuva foi forçado”, explica o major da Defesa Civil, Toni Belinho.

Pelo menos 20 famílias foram notificadas nesta quinta-feira (27) pela Defesa Civil. “Além de notificar, vamos encaminhar para os órgãos do governo um parecer técnico comunicando a necessidade imediata da remoção dessas famílias, para que não haja óbito. Porque, de um momento para o outro, pode haver grande deslizamento e as pessoas serem soterradas”, afirma Edna Gonçalves, supervisora da Defesa Civil.

Ao todo, 30 famílias foram notificadas para deixar as casas na Chácara 81 do condomínio.



Veja o vídeo:

CorreioWeb / Tv Brasília


Fonte: Rede Globo e Jornal Local de 27/11/08

Nenhum comentário: