quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Maior fiscalização

Serviço de atendimento por telefone. Quem nunca se sentiu desrespeitado? “Eu sempre me sinto desrespeitada, porque o atendimento é muito difícil ”, reclama uma consumidora.

Quem já não perdeu a paciência? “Já perdi várias vezes. Nossa! Eu xingava, falava palavrão com eles. Sei que eles não têm culpa, mas a gente perde a paciência” , admite a dona-de-casa Eliete Sobral.

A partir desta segunda-feira (1º), novas regras começam a valer. O atendimento por telefone deverá ser oferecido 24 horas, sete dias por semana e com ligações gratuitas, de telefone fixo ou celular. Falar com o atendente deverá ser a primeira opção do menu e o tempo máximo para falar com ele deverá ser de um minuto. Para instituições financeiras, 45 segundos.

O cancelamento de serviço deverá ser resolvido pelo primeiro atendente, sem transferência da ligação. Em outros casos poderá ser feita apenas uma transferência, mas o consumidor não terá que contar tudo de novo. As ligações deverão ser gravadas e podem ser requeridas até três meses depois.

O Procon enviou questionários para 42 empresas, para saber se estão preparadas para as mudanças. Mau sinal: apenas 12 responderam. A presidente em exercício promete fiscalização rigorosa.

“Os fiscais vão ligar para os Serviços de Atendimento ao Consumidor durante a madrugada. Para saber se, efetivamente, estão atendendo aos consumidores. Caso não haja o atendimento, eles vão notificar. A sanção administrativa, em princípio, é de multa. Ela varia de R$ 212 a R$ 3,1 milhões. Se as empresas insistirem em descumprir a lei, poderão ter a sanção administrativa de interdição”, explica a presidente em exercício do Procon-DF, Ildecir Amorim.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: