segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Levantamento do número de feirantes

É como um recadastramento itinerante. O governo vai de feira em feira para formalizar o trabalho. No alto falante, informações sobre a regularização, que só deve terminar no ano que vem.

Ao todo são 61 feiras livres e permanentes em áreas públicas do Distrito Federal. Cinco já foram recadastradas. O governo vai conceder o alvará de funcionamento e permissão de uso. Além disso, cada feirante vai ter uma carteirinha de identificação.

No documento há espaço para o nome, o CPF e o prazo da permissão, que ainda não foi definido. Inicialmente deve ser de um ano. Depois, o cartão será renovado ou devolvido. Dados da feira, número da banca e a especificação da atividade exercida também devem ser fornecidos.

“Para o governo, vamos ter o reconhecimento desse universo, que são 61 feiras do DF. Para o feirante, o que vale é a legalidade”, justifica o coordenador-geral de Serviços Públicos, Paulo César Nunes.

O presidente do Sindicato dos Feirantes do DF, Francisco Valdenir Elias, diz que a reivindicação é antiga e agora eles vão poder trabalhar com mais tranqüilidade.

“Nós trabalhamos em uma panela de pressão, porque a qualquer hora a fiscalização pode chegar. Temos casos, por exemplo, em Planaltina, que as lanchonetes foram interditadas por 49 dias por falta de alvará de funcionamento”, conta Elias.

“Acho que vai facilitar o trabalho pra gente”, acredita Luíza Fernandes. A vendedora Raquel Roverati também está contente com a novidade. “É melhor. Vamos ser mais valorizados. O feirante vai ser reconhecido, porque é uma profissão pouco reconhecida e valorizada. Então eu acho bom”.

Os clientes também esperam ser beneficiados. “Se vier realmente a melhorar o local, porque agora não temos lugar para estacionar, tem muito barro, poeira. Então, se tudo isso se converter para o benefício da comunidade, com certeza vai melhorar”, pontua uma consumidora.

O gerente da Coordenadoria de Serviços Públicos disse que todas as feiras serão reformadas. Apenas os shoppings-feiras serão obrigados a fornecer nota fiscal. As primeiras carteiras já devem ser entregues na primeira quinzena de dezembro.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: