terça-feira, 25 de novembro de 2008

O time do dia

O Ceilândia Esporte Clube surgiu a partir do Dom Bosco Esporte Clube. O Dom Bosco Esporte Clube foi fundado em 1963 por Francisco da Silva, o "Seu Chicão", na Vila do IAPI, onde hoje estão as quadras 03 e 05 do Setor de Mansões do Park Way.

Em 1971, o governador do Distrito Federal, Hélio Prates da Silveira criou a Campanha de Erradicação de Invasões, com o propósito de retirar os invasores da região nobre de Brasília. Dizem que o governador sentia-se deprimido ao ver aquelas favelas tão próximas do circulo do poder. Como o novo povoado foi organizado pela CEI (Campanha de Erradicação de Invasões), estava criada a CEI-lândia.
O Dom Bosco rapidamente firmou-se como um dos maiores times da cidade, disputando a hegemonia com o Juventude Atlético Clube, Grêmio, Brasília e Juventus.

O futebol do Distrito Federal começou a se profissionalizar. O Campineira foi a base do Sobradinho, o Pioneira deu origem ao Taguatinga, mas Ceilândia continuava de fora. Em 1977 surgiram as primeiras tentativas no sentido de profissionalizar o Dom Bosco. Finalmente, em 27 de março de 1978, o Dom Bosco foi registrado, até então o time apenas existia de fato. Por sugestão da Deputada da época, Maria de Lourdes Abadia, optou-se que o nome do time mudasse, guardando as cores preto e branco do Dom Bosco, mas trocando o escudo por uma imagem estilizada da Caixa d´Água da cidade.

Foi assim que, em 23 de agosto de 1979, o estatuto do time foi alterado mudando o nome de Dom Bosco Esporte Clube para Ceilândia Esporte Clube.

A primeira partida profissional do Ceilândia foi disputada ainda em 1979, diante do então clube mais importante do Distrito Federal: o Brasília. O Ceilândia perdeu a partida por 2x1, sendo Risadinha o autor do primeiro gol da história do Ceilândia.




Em 2009 o Ceilândia faz 30 anos. Veja mais informações do time no link da fonte.

Fonte: Blog 1 Time Por Dia

Nenhum comentário: