sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Falta de vagas

Nem todos os alunos que se inscreveram pelo Telematrícula estão com a vaga garantida, isso porque não há escolas suficientes. GDF garante que irá construir 600 novas salas de aula em tempo recorde.

A Escola Classe P-Norte, da Ceilândia, vai ser ampliada. Hoje são três salas de aula, para 196 alunos, divididos em dois turnos.

No total, 12 salas devem ser construídas para receber as crianças matriculadas para o próximo ano letivo. “Nós vamos atender mais ou menos 420 crianças a mais”, diz a vice-diretora Cristina Ursino.

Ao todo, 46.628 alunos foram cadastrados no Telematrícula. Faltam escolas para atender toda essa demanda, que é maior na Ceilândia e teve 9.694 inscritos. Em seguida vem Taguatinga, com 5.179.

De acordo com a Secretaria de Educação, no prazo de três meses, o GDF vai ter que construir 610 salas de aula. Ao todo, serão 29 novas escolas públicas. A prioridade para o próximo ano continua sendo deixar o aluno mais perto de casa.

As obras devem custar R$ 56,2 milhões e vão ser feitas sem licitação, porque são consideradas emergenciais. “Uma forma de seleção de construtores para fazer as obras, evidentemente, é ser pública e transparente. O que certamente não se consegue fazer para o início das aulas é o processo absolutamente normal que sempre fazemos”, afirma o secretário de Educação José Luiz Valente.

Se a promessa se confirmar “vai ser ótimo pra nós. Tem que aumentar o número de vagas, porque são muitas crianças“, diz uma mãe de aluno.

A expectativa da Secretaria de Educação é reduzir pela metade o número de alunos que são transportados todos os dias. Atualmente, 40 mil alunos dependem do transporte escolar.


Fonte: Rede Globo de 27/11/08, Correio Braziliense e ClicaBrasília

Nenhum comentário: