domingo, 23 de novembro de 2008

Motivos fúteis em homicídios

Mata-se e morre-se no Distrito Federal principalmente por razões banais e por causa do tráfico de drogas. Esses foram os motivos descobertos em 51,3% das 226 ocorrências de homicídios em que a polícia desvendou a intenção dos agressores ao tirar a vida de alguém. No total, no primeiro semestre deste ano, a capital do país registrou 309 casos, nos quais 318 pessoas morreram (em um único ataque, pode ter havido mais de uma vítima, e a polícia apura o fato como um todo). Trata-se de um aumento de 8,4% em comparação com o mesmo período de 2007. Mas dados preliminares da Polícia Civil já revelam crescimento de 12,24% nesse tipo de ocorrência nos 10 primeiros meses deste ano em relação ao intervalo de janeiro a outubro do ano passado.

Além do motivo fútil e do tráfico de drogas, apareceram como razões para acabar com a vida alheia vingança, acerto de contas, motivos passionais, álcool, guerra de gangues e erros. Os dados fazem parte do Relatório de Análise Criminal da Polícia Civil do DF sobre os homicídios. O documento detalha, além da motivação, as cidades e os endereços com a maior incidência de registros. Também os horários e dias da semana considerados críticos e o perfil das vítimas e dos agressores.


Veja abaixo a lista dos locais onde existe maior taxa de homicídios por quantidade de habitantes e homicídios em números absolutos:





Fonte: Correio Braziliense de 22/11/08

Nenhum comentário: