segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Terceira idade em evidência

Grupo de idosos do Centro de Saúde 07, de Ceilândia, garante energia e boa saúde. Na manhã desta segunda-feira (10), o administrador regional, Leonardo Moraes, visitou a unidade de saúde no intuito de parabenizar o trabalho realizado pelos funcionários locais. O projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde, desde setembro de 1999, tem como objetivo realizar trabalhos comunitários com pessoas da terceira idade.

Na unidade, o programa é realizado há dez anos, sob a coordenação do doutor Geovanes Gomes Silva e Maria da Graça Pereira Andrade, e conta com a participação de aproximadamente 80 idosos. As atividades são: automassagem, ginástica, capoeira, além de aulas de crochê cedidas por voluntários.

Segundo a gerente da unidade, enfermeira Djane Elis Renê de Araújo, a iniciativa visa prevenir as doenças. “Queremos primeiramente tratar os pacientes por meio de atividade física”, enfatizou. Ela conta com o apoio da Administração local, para que o Centro de Saúde sirva como exemplo para os demais. “Nosso objetivo é ser centro de excelência”, disse.

Para Leonardo, o local já é um grande exemplo para todos. “Outras unidades de saúde desejam implantar esse trabalho e, inclusive, pedem para que eu construa um galpão multiuso igual a esse”, comentou. O administrador também ajudará na construção de banheiros no galpão Unidos Venceremos.

Para os participantes, as atividades ajudam bastante para combater os problemas na coluna. Clarinda Figueira Silva, 82 anos, freqüenta as aulas há nove anos e está muito satisfeita com o trabalho. “O remédio para as dores que sinto é essa ginástica”, afirmou. De acordo com Rosanira Augusto de Lima, seus problemas de saúde melhoram a cada dia com esse tipo de tratamento. “Hoje já não preciso mais tomar os remédios para problemas de coração. Estou muito feliz com o projeto”, comentou.




O galpão Unidos Venceremos foi construído há aproximadamente quatro anos e contou com a participação de toda comunidade. O responsável pela obra foi um antigo funcionário da limpeza, interessado em atender a todos os participantes.

As inscrições podem ser feitas no Centro de Saúde 07, Setor O, Área Especial (ao lado da feira). Mais informações pelo telefone 3585-2088.


Fonte: Administração Regional de Ceilândia e Rede Record de 17/11/08

Nenhum comentário: