sábado, 15 de novembro de 2008

Prevenção

Nas quatro últimas semanas o portal Ceilândia.com perguntou a seus visitantes qual a medida que eles consideram mais eficaz no combate à criminalidade. Eis o resultado: 46% opinaram que o melhor é ter rondas policiais feitas a pé; 33% acham que rondas policiais feitas em viaturas surtiriam mais efeito; por último, 21% consideram que a construção de postos policiais é a melhor solução.

Não há surpresas no resultado. Embora os postos policiais que estão sendo construídos pelo GDF em várias regiões administrativas sejam uma excelente idéia, seus efeitos na sensação de segurança não são tão perceptíveis por parte dos cidadãos.

Há o receio, fundado em experiências passadas e presentes, de que os postos se transformem em meros locais de descanso para policiais desejosos de não serem incomodados por um telefonema (que muitas vezes nem será atendido) ou por alguém em busca de ajuda para resolver problemas já insolúveis.

Fica claro que, do ponto de vista do cidadão comum, muito mais importante que solucionar crimes é evitar que eles aconteçam. E isso só se consegue com a presença ostensiva de policiais nas ruas
.

Fonte: Ceilândia.com

Nenhum comentário: