sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Festival mostra vencedores

O festival Cine Periferia Criativa 2008 reuniu cerca de 900 pessoas no Sesc de Ceilândia entre os dias 7,8 e 9 de novembro último. “É um incentivo para que eles se expressem. O mundo conhece a periferia por um olhar que não é o da periferia”, declara Cláudia Maciel, da organização da Central Única das Favelas (Cufa) no DF, responsável pela promoção do festival.

O pessoal do coletivo Aquilombando ganhou o primeiro lugar no concurso de clipes com 'Haiti'. O trabalho deles também é uma resposta artística ao preconceito. Retrata o atentado que estudantes africanos sofreram na Universidade de Brasília, em 2007. O Aquilombando reúne moradores de várias cidades e a proposta deles é batalhar pela preservação da cultura negra.

No cardápio do Aquilombando, também entram a mobilização política e a formação de lideranças. “Procuramos ter atitude política, nos preparamos discutindo temas da atualidade”, conta Higo Melo, 28 anos. Mulumba (Alisson Melo), um dos vocalistas, diz que desenvolveu uma estratégia eficiente para reagir às demonstrações de preconceito. “Quando me deixam esperando em um bar, restaurante ou loja, eu reclamo de maneira educada e incisiva. Olho bem nos olhos da pessoa para que ela me respeite.”

O coletivo desmistifica a famosa cordialidade entre as raças que existe no Brasil. “Quem é branco não tem idéia de como o racismo está presente no Brasil”, reforça Wander Martins Borges Filho, 30 anos, mais conhecido como Pavão. “Ele barra a ascensão social das pessoas. Tem um ponto que você não consegue ultrapassar”, fala. Na quinta-feira passada, quando saíram para comemorar o prêmio da Cufa, o pessoal do Aquilombando viveu uma situação de preconceito explícito. Estavam em uma pizzaria da Asa Sul e os garçons se mostravam incomodados com a presença deles. “Eles perguntavam mil vezes se a gente já tinha terminado. Assim, mostravam claramente que não nos queriam lá”, conta o Pavão.

O 'Vai levar bacu' do grupo '3 um só' mereceu o segundo lugar na mostra - o tema da música e do clipe são as abordagens policiais, conhecidas como baculejos e simplificadas para bacus. Já o terceiro melhor videoclipe ficou com o grupo Conexão Fatal. Desta vez, o tema foi a violência urbana. Nas cenas do clipe 'Convincente', um corpo estirado no chão e um adolescente de 12 anos segurando um revólver. “Infelizmente, pra gente isso é comum”, conta Fábio César, 33. Aos 18, Fábio, ou Real, como é mais conhecido, se envolveu em uma briga e tomou um tiro.

Depois de ganhar o festival Cine Periferia, os três grupos vencedores foram convidados para ir ao Hutuz, maior festival de rap da América Latina que será realizado no Rio de Janeiro neste fim de semana. Lá dão mais um passo para conquistar o mundo.



Assista aos vídeos no link da fonte.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: