quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obras da UnB-Ceilândia serão iniciadas

O projeto de expansão da Universidade de Brasília (UnB) deu um importante passo nesta quarta-feira (5), com o lançamento da construção do campus definitivo em Ceilândia. A obra orçada em R$ 17 milhões será realizada com recursos do GDF. A expectativa é de que a nova sede, erguida próxima ao futuro centro administrativo do governo, fique pronta no final de 2009.

O governador José Roberto Arruda ressaltou que a descentralização da universidade é fundamental para atender as camadas mais carentes da sociedade. “Finalmente a UnB está se tornando mais democrática e aberta”, afirmou o governador.

De acordo com o gerente do projeto UnB nas Cidades, Ilton Mendes, o novo campus terá dois prédios com capacidade para abrigar mais de dois mil alunos. Um dos edifícios, com 4,8 mil metros quadrados de área, terá salas de aulas, biblioteca e laboratório de informática. O segundo será um pouco menor, com área de 4,5 mil metros quadrados. Nele ficarão a sala de professores, os laboratórios de ensino e pesquisa e um auditório. O complexo contará também com refeitórios e quadras esportivas. “Assim que tudo estiver pronto os alunos da cidade serão remanejados pra cá”, disse Mendes.

Por enquanto, os 240 alunos aprovados no vestibular realizado em julho deste ano estudam em uma sede provisória no Centro de Ensino 04. O prédio conta com seis salas de aula, três laboratórios multidisciplinares, biblioteca e laboratório de informática à disposição dos estudantes de Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Gestão em Saúde.

O reitor interino da UnB, Roberto Aguiar, garantiu que não haverá nenhuma distinção entre as atividades em Ceilândia e no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. “Os professores daqui são tão bons quanto os da sede”, garantiu. Ainda segundo ele, no novo campus os alunos da rede pública têm 20% de acréscimo na nota obtida no vestibular para fins de classificação. “Esse tipo de iniciativa vem trazendo bons resultados e permite que jovens que sempre estudaram em escolas públicas entrem na UnB”, disse Aguiar.

A estudante do 3º ano do ensino médio, Mariane Fróes, 17 anos, comemorou a chegada do campus na cidade. “Fiquei até mais animada para o vestibular. Moro aqui em Ceilândia e seria complicado e caro ir todos os dias para o Plano Piloto”. “Mesmo a faculdade sendo pública, eu gastaria muito com transporte e alimentação. Hoje estou realizando meu sonho de estudar enfermagem”, acrescentou Juliane de Souza Araújo, 21 anos, aluna do campus provisório de Ceilândia.


Fonte: ClicaBrasília e Correio Braziliense

Nenhum comentário: