sábado, 15 de novembro de 2008

Curso reaberto

Depois de vários dias de portas fechadas, o DF Digital voltou a oferecer cursos de informática e formação profissionalizante a população de Ceilândia. Desde o dia 6 de outubro, o programa da Secretaria de Ciência e Tecnologia retomou suas atividades graças a um contrato emergencial com o programa Providência, que agora é responsável pela manutenção dos cursos e contratação de profissionais. Mais de 11 cursos totalmente gratuitos estão sendo oferecidos à população.

Cerca de 100 vagas distribuídas nas modalidades de ensino ainda estão disponíveis aos interessados. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, de 8h às 22h, com duração média de duas horas.

De acordo com a coordenação do projeto, os interessados podem se inscrever para aulas de webdesigner, windows, software Livre, Office boy, operador de Telemarketing, porteiro, motorista Cidadão, auxiliar de Escritório, Cursos pedagógicos para alunos de ensino fundamental, Percurso do Empreendedor e Líder e gestor de Micro e Pequenas Empresas. A idade mínima para ingressar nos cursos é de 13 anos. Para a matrícula, são necessárias as cópias do documento de identificação e do comprovante de residência. A expectativa é de que até o fim do ano mais de 2,2 mil pessoas sejam atendidas pela unidade de Ceilândia.

Os Ceilandenses tiveram os cursos interrompidos no mês de setembro, quando ocorreu o fim do contrato entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia e a Universidade de Brasília (UNB). Cerca de 340 alunos tiveram as aulas interrompidas, e sequer havia uma previsão de retomar as aulas. O vigilante Marco Aurélio da Conceição, 53 anos, revelou que a interrupção das aulas gerou tristeza e frustração em sua família. "Lá em casa todos nós estávamos aprendendo a mexer nesse tal de computador. Mas o professor avisou que o contrato tinha terminado. Minha filha e eu pretendemos voltar às aulas agora", disse.




Para a coordenadora da unidade máster de Ceilândia, Cléo Oliveira, muitos alunos que cursavam as disciplinas quando o curso foi interrompido ainda não sabem que as aulas foram retomadas. "Estamos ligando para as casas dos alunos e informando que voltamos a funcionar. Quando todos souberem tenho certeza que estaremos com as nossas turmas lotadas.", informou.

Qualificação profissional e acesso a tecnologia atraíram o padeiro José Antônio dos Reis, 32 anos. Desempregado há dois meses ele buscou no DF digital uma oportunidade de encontrar espaço no mercado de trabalho. "Sempre que leio os classificados vejo que os patrões pedem conhecimento em informática. Se não tiver, nada feito. Não posso ficar parado esperando. Tenho família para cuidar", afirmou.




Segundo a monitora do curso, Isani Pereira, uma das turmas mais animadas é a dos alunos da melhor idade. São idosos que buscam aprimorar os conhecimentos e descobrir os segredos da internet. "Eles não querem ficar parados no tempo. Não querem ficar atrás dos jovens em nada. São muito interessados e dificilmente perdem uma aula. Muitos chegam aqui sem nenhum conhecimento e em pouco tempo já sabem tudo", revelou.



O DF digital de Ceilândia (unidade master) fica na QNM 18/20 área especial - Praça do Cidadão.
Telefone para contato: 3901-1365


Fonte: Tribuna do Brasil de 11/11/08

Nenhum comentário: