sexta-feira, 24 de julho de 2009

Uma peça "diferente"

Quem está de regime não pode ir ao Sesc Newton Rossi (Ceilândia) na noite de domingo (26/07/09 - 20h00). Com peça que propõe um grande jantar entre os atores e o público, o Grupo Pedras, do Rio de Janeiro, chega a Brasília para se apresentar no Festival Palco Giratório. Em Mangiare, três atrizes e dois músicos transformam o palco do teatro em sala de refeições. O público é convidado, então, a se sentar em três grandes mesas que compõem o cenário. Durante o desenrolar da história, que discute temas como gula e relações familiares, serão servidos entrada, prato principal e sobremesa, além de pães e vinhos à vontade.

“Já fizemos quatro temporadas no Rio com essa peça. A recepção do público é sempre maravilhosa. No início, as pessoas ficam envergonhadas, mas, depois de alguns minutos, todo mundo já está comendo e conversando com o colega ao lado”, conta Ana Paula Secco, uma das atrizes. “Costumávamos dizer que, se não fôssemos atrizes, montaríamos um bufê. Então, veio a ideia de juntar tudo o que mais gostamos: teatro e comida”, explica.

Mangiare foi montada pela primeira vez em 2007 e chegou a ser apresentada em restaurantes do Rio de Janeiro. “O mote da peça é a forte interação com o púbico. Brincamos que é como convidar amigos para jantar na sua casa. Durante a refeição, você conversa, troca ideias, e, claro, come coisas gostosas”, comenta a atriz. No menu do espetáculo, há salada quente, nhoque de inhame com molho oriental e três tipos de sobremesa. “A maior parte da comida a gente já leva pronta. Mas as sobremesas eu e as outras duas atrizes preparamos em cena”, diz. A peça, de autoria do grupo e com músicas desenvolvidas especialmente para o espetáculo (todas tocadas ao vivo), discute a importância da alimentação nas relações entre as pessoas e como ela afeta a vida de todos. “É um diálogo com a comida e sobre como ela pode evocar lembranças, curar ou se transformar em uma compulsão”, explica Ana.

Além de Mangiare, o Festival Palco Giratório traz mais espetáculos para o público brasiliense. Em A noite dos palhaços mudos, dois colegas de picadeiro são perseguidos por seita que os considera uma ameaça e pretende extingui-los. “O enredo é uma adaptação da história em quadrinhos do cartunista Laerte. Durante a peça, perseguições misturam-se a truques de magia e números musicais”, explica Domingos Montagner, um dos atores. Esta última peça será apresentada no sábado (25/07/09) as 20h00.



Fonte: Correio Braziliense e SESC-DF

Nenhum comentário: