terça-feira, 14 de julho de 2009

Falta consciência

A placa adverte: é proibido jogar lixo e entulho. Mas o que se vê na área pública é muita sujeira. “Acho que as pessoas não sabem ler”, diz uma jovem.

Algumas quadras de Ceilândia estão tomadas de lixo. No ponto de ônibus: papéis e plásticos espalhados pelo chão. “O povo não zela. O ser humano é complicado”, afirma uma senhora.

Um mutirão de limpeza esteve na cidade só para cuidar do Setor O. No total, 400 homens de diferentes setores do governo formam a Força Tarefa e, uma vez por mês, durante uma semana, se concentram em uma área. Na Via Oeste a aparência, segundo os moradores, já é outra.

Nesta segunda-feira, dia 13, o trabalho foi no canteiro central da Avenida Principal. Além de podar as árvores, eles fizeram a pintura das faixas de pedestre. José Batista da Silva, que tem um comércio na região, ficou satisfeito.

“O pessoal caminhava pelo passeio e era preciso abaixar para passar”, conta o comerciante José Batista da Silva.

O problema, segundo a Administração Regional, é que o serviço nem terminou e a sujeira voltou a aparecer. “Esta área já foi varrida, uma equipe já fez a limpeza. Mas é possível ver copinho e saquinho de plástico pelo chão, coisas que entopem as bocas-de-lobo com uma facilidade muito grande”, enfatiza o administrador Leonardo Moraes.

Todos os dias, 40 toneladas de lixo são retiradas de Ceilândia. Mesmo assim, o SLU ainda recolhe mais 50 toneladas por semana de entulho, madeira e outros objetos, como uma geladeira e um sofá que foram abandonados pelos moradores pelas ruas da cidade.

“A população também não ajuda”, destaca uma senhora.

A Força Tarefa volta a Ceilândia no dia 10 de agosto, agora na região Norte.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: