sábado, 4 de julho de 2009

Opinião: Deu certo lá, pode dar aqui

Atribuir aos problemas sociais os altos índices de criminalidade no Distrito Federal vem sendo, nos últimos tempos, uma desculpa das mais convenientes, especialmente para quem não deseja encarar a questão sob o ângulo correto: o da falta de policiamento ostensivo preventivo.

Prova de que a ação dos criminosos é estimulada pela certeza de não serem importunados foi dada pela comunidade da comercial da 203/204 Sul. Acossada pelos bandidos, aquela comunidade se mobilizou e fez com que a polícia cumprisse a sua função. Resultado: mais segurança para a área.

Tudo começou em abril deste ano, quando os comerciantes penduraram 16 faixas de protesto pedindo mais policiamento no local.

Segundo reportagem do Correio Braziliense, dois meses e meio após a manifestação, empresários sentem a diminuição expressiva da violência na área, provavelmente provocada pela presença constante da dupla de policiais e viaturas na comercial.

Ainda de acordo com a reportagem, a presença das duplas fixas de PMs nas quadras residenciais e comerciais foi retomada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em maio deste ano, depois de três anos sem o uso do serviço. Foram colocados mais 120 policiais na região central da capital. Em 2006, o policiamento - chamado de Cosme e Damião - afastou os ladrões de carros e de casas do Plano Piloto. Também diminuíram, na época, os números de roubos a postos de gasolina, de latrocínios (roubo seguido de morte) e de assassinatos no Plano Piloto, a partir da comparação com os dados de 2005.

Resumindo: fica demonstrado que aquela história de que “você não vê a polícia mas a polícia vê e zela por você” era pura balela.

Agora só falta colocarem em prática em Ceilândia a boa experiência do Plano Piloto.



Fonte: Ceilândia.com

Nenhum comentário: