quinta-feira, 23 de julho de 2009

Professores visitam obra

Cerca de trinta professores visitaram o canteiro de obras do campus definitivo da Faculdade UnB Ceilândia nesta quarta-feira, 22 de julho. Os visitantes foram conferir o andamento da construção, que já desponta sua estrutura armada de concreto no horizonte da cidade, distante 26 quilômetros do Plano Piloto. Em um terreno de 200 mil m², entre terra e poeira vermelha, o esqueleto pré-moldado é avistado de longe.

A previsão é que o primeiro prédio do campus – Unidade de Ensino e Docência - seja entregue em novembro deste ano. “A gente sabe que a obra é relativamente rápida por causa da estrutura pré-moldada. Estamos confiantes de que será entregue na data prometida”, disse o vice-diretor da FCE, Oviromar Flores.

Atualmente, os 480 estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Gestão em Saúde e Terapia Ocupacional estudam em dez salas emprestadas do Centro de Ensino Médio nº 4. "Temos estrutura para receber os 240 calouros do 2º semestre de 2009. Mas não os do próximo vestibular", lembra Oviromar.




Durante a visita, os professores mantiveram o humor, mesmo debaixo de sol intenso e poeira. Eles andaram até a área próxima da estrutura e não hesitaram em posar para fotografias, a pedido da equipe de reportagem da UnB Agência. Afinal, o momento fotográfico era duplamente histórico: os primeiros professores da faculdade, em frente à construção da primeira universidade pública de Ceilândia.

“Estamos na expectativa. Será um desafio. Sabemos que vamos ter dificuldades, porque vamos receber uma estrutura física para administrar. Toda história está para ser construída”, disse Margô Karnikouski, professora de Farmácia Social . “É um momento histórico. Há mais de 20 anos, Ceilândia luta por uma universidade pública. É importante porque é uma cidade marcada pela segregação social”, lembrou Fernando Ferreira Carneiro, professor de Saúde, Ambiente e Trabalho.

A visita integrou programação do 1º Seminário de Formação Pedagógica da FCE, cujo objetivo é complementar a formação dos professores. O encontro termina na quinta-feira, 23 de julho. A ideia é instruir os docentes a ministrarem aulas críticas e interdisciplinares para a formação de profissionais comprometidos com a saúde da população.





De acordo com Rogério de Oliveira Cunha, engenheiro e gestor da obra, a primeira etapa da construção da Unidade de Ensino e Docência será concluída na semana que vem. Nesta fase, engenheiros e pedreiros instalam as vigas de pré-moldados. “Depois, vamos colocar o piso, telhado e as instalações elétricas e hidráulicas”, resumiu Cunha. A obra do segundo prédio, a Unidade Acadêmica, está na fase inicial. “Estamos começando a construir as bases, a fundação”, informou o engenheiro.

Militante do Movimento Pró-Universidade Pública em Ceilândia (MOPUC), Marcos Martins Machado também compareceu ao canteiro de obras nesta quarta-feira. “Sempre estou passando por aqui para acompanhar. É o resultado de uma luta”, disse o morador do setor P Sul, de 46 anos. “É um primeiro passo, mas temos que aperfeiçoar. O jovem da Ceilândia tem que trabalhar para se sustentar. Por isso precisamos de cursos noturnos”, disse Marcos.



Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: