sexta-feira, 10 de julho de 2009

Jornada máxima

Todos os concursos públicos a serem realizados no âmbito do Governo do Distrito Federal terão carga de 40 horas semanais a partir de agora, não importa a área. A decisão foi anunciada pelo próprio governador José Roberto Arruda ao dar posse a novos servidores da Secretaria de Saúde. Ele informou que assinará o decreto proibindo a contratação de servidores com carga horária menor. A nova regra será aplicada no próximo concurso da área de saúde, no próximo semestre, para a contratação de 1,2 mil médicos, sendo o maior número de vagas para clínica médica, pediatria e médico de família.

Essa, porém, não foi a única novidade. Arruda anunciou aumento salarial de 5,54% para os médicos, no mês de julho, que será dado pelo GDF em decorrência da data-base da categoria. Com isso, os médicos do Distrito Federal terão salário médio de R$ 8 mil. Cada médico que aderir à nova jornada poderá, ainda, ser beneficiado com uma gratificação de dedicação exclusiva, cujo valor está sendo estudado pela Secretária de Saúde.

O governador José Roberto Arruda disse que as novas medidas visam, não apenas melhorar o serviço prestado à comunidade, mas também melhorar o salário da categoria. Ele reconheceu que os médicos de Brasília ainda ganham mais na iniciativa privada, mas prometeu fazer o que for possível para ter a dedicação exclusiva da mão de obra nos hospitais da rede pública. José Roberto Arruda lamentou o desinteresse da categoria pelo serviço público, informando que dos 265 médicos aprovados e convocados para tomar posse ontem, somente 55 aceitaram a convocação.

"Vou enfrentar o que for preciso para aumentar o salário dos médicos, principalmente daqueles que aderirem às 40 horas", prometeu o governador. Durante a cerimônia José Roberto Arruda informou que a atual legislação não permite fazer o que ele gostaria. "Não posso obrigá-los a cumprirem as 40 horas, mas posso oferecer a opção de adotarem a nova jornada de trabalho", disse.



Fonte: Jornal de Brasília e Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: