sábado, 31 de maio de 2008

Símbolos de Ceilândia

A primeira enquete do 100% Ceilândia trata de quais são os principais símbolos de Ceilândia. As opções mais votadas serão utilizadas com imagens atualizadas no blog que fala de nossa cidade.

PODERÁ SER ESCOLHIDA MAIS DE UMA OPÇÃO.

Veja algumas das sugestões, em ordem alfabética:


Abadião – Guariroba

O estádio Maria de Lourdes Abadia; local de batalha dos times da cidade (Ceilândia, Ceilandense, Apollo 4, entre outros).

Caixa d’Água – Ceilândia Centro

Monumento onde ficava a pedra fundamental da construção da cidade de Ceilândia.

Casa do Cantador – Guariroba

Local de encontro cultural dos nordestinos. Repentistas, emboladores e outros cantores se apresentam no Encontro Anual de Cantadores Repentistas.


Ceilambódromo – Ceilândia Geral

O local da construção do complexo ainda é indefinido. Deverá ter capacidade para outros eventos, como cinema - provavelmente - e cursos para a comunidade próxima a construção. Por enquanto é realizado na época de carnaval em Ceilândia Norte (área conhecida como Nova Ceilândia) - próximo ao SESC Ceilândia. Eventos de esporte também são realizados.

Centro Cultural – Ceilândia Norte

Biblioteca, oficinas, salas de computador. Área para encontro de forrozeiros e artitas locais. Um ginásio ainda não foi concluído e mais algumas outras obras que estavam previstas no projeto original do complexo.

Feira Central – Ceilândia Centro

Encontro dos nordestinos do Brasil no Planalto Central. Uma das feiras de maior referência no Distrito Federal

Feira do Produtor – P Norte

A Feira do Produtor Rural e Atacadista de Ceilândia distribui mais de 50% dos produtos hortifrutigranjeiros para o DF.

Feira do Rolo – Setor O


Ela já funcionou no centro de Ceilândia (ainda hoje tem resquícios), depois foi para a Praça dos Eucaliptos, para a QNM 15 em Ceilândia Sul e hoje se encontra na Feira do Setor O – conhecida também como Feira do Periquito.

Museu da Limpeza Urbana – P Sul

Próximo a usina de lixo de Ceilândia, tem peças montadas por funcionários do antigo Sistema de Limpeza Urbana (SLU) e, ainda, alguns outros objetos curiosos encontrados no lixo do DF.

Museu da Memória Viva – Guariroba

Memória da cidade e de personalidades de Ceilândia. Funciona de forma improvisada em uma residência na Nova Guariroba (Setor N Sul). Ainda não há um local previsto para a construção de um museu para a memória de Ceilândia.

Parque do Descoberto – Ceilândia Geral

O Parque do Rio Descoberto (Parque da Barragem) é um dos parques mais freqüentados pelos ceilandenses. Uma pena que não tenha uma linha de ônibus de ligação a preços populares para a melhor locomoção da população.

Praça do Cidadão – Ceilândia Norte

Praça onde são realizados diversos movimentos culturais; desde festas populares a campeonatos de futebol e basquete. Grafites enfeitam a localidade.

Praça do Encontro – Ceilândia Centro

Local de encontro da população de Ceilândia. Alguns eventos culturais também acontecem na região. Hoje em dia, existe um restaurante comunitário funcionando nas proximidades.

Praça do Trabalhador – Ceilândia Sul

Um dos locais onde costumava ter diversas manifestações culturais na cidade. Um Cruzeiro simboliza a diversidade religiosa de Ceilândia. A Administração Regional de Ceilândia funciona próximo a praça.

Praça dos Eucaliptos – Ceilândia Norte

Uma das melhores praças de Ceilândia. Quadra de esportes, pista de skate, campo de futebol com arquibancada, quadra de vôlei de areia e muitos eucaliptos – símbolos da praça – são encontrados no local.

Shopping Popular – Ceilândia Sul

Os vendedores que ficavam em Ceilândia Centro foram removidos para um outro local, além das diversas feiras de Ceilândia. Hoje, todos os trabalhadores e visitantes podem freqüentar um local mais agradável e de boa estrutura.



A votação se estenderá por 2 ou 3 meses. Assim todos poderão participar.

Aguardamos sua participação.


Fonte de imagens: Wikipedia, Ceilândia.com, Jornal de Brasília,Tribuna do Brasil, Rede Globo, Administração Regional de Ceilândia e O Clube do Som

Nenhum comentário: