quarta-feira, 28 de maio de 2008

Carroças emplacadas



A Administração de Ceilândia realiza a última etapa de emplacamento das carroças da cidade. Além da sinalização oficial, serão feitos exames nos animais, vistoria nos equipamentos e implantação de chips nos animais. O emplacamento acontece hoje e nos dias dois e três de junho. A ação é cumprimento do Decreto de 27122/06, que trata do Programa de Regulamentação do Trânsito dos Veículos de Tração Animal. Com isso, é assegurado ao carroceiro o licenciamento de animal, dentro dos padrões legais de circulação e saúde, além de aproximar dos trabalhadores os direitos e deveres básicos para circulação. Apesar da grande quantidade, a administração da cidade não divulga o número de carroceiros que atual na região.

Segundo a gerente de Ação Social, Segurança e Saúde, da Administração de Ceilândia, Silvana Maria Gonçalves, o objetivo da ação é cumprir a lei. Ela acredita que com o emplacamento ficará mais fácil a fiscalização do de serviço. Outra coisa que ficará fácil se identificado, afirma Silvana, é a verificação dos maus tratos dos animais e a identificação dos proprietários dos animais soltos na cidade. "Com o documento deve melhorar a vida dos carroceiros e vai melhora a limpeza da cidade", acredita.

Com as carroças emplacadas, a administração garante que a cidade tende a ficar mais limpa. Outro benefício é que vai ficar mais fácil para o morador ajudar na fiscalização, uma vez que a administração terá todos os dados do carroceiro. De acordo com a administração da Ceilândia, esses trabalhadores são os principais responsáveis em jogar de lixo em locais inadequados na cidade.

Para trabalhar dentro da legalidade e não perder o seu animal, o carroceiro Almir Ribeiro de Melo, de 18 anos, foi levar o seu cavalo "Caramelo" para receber o chip e a placa. Por ter dois de seus cavalos roubados, ele acredita que com o chip atuação de criminosos possam diminuir. "Muitos podem desvalorizar o nosso trabalho, mas é daqui que sustento a minha mãe e meu irmão. Com a lei vai ficar mais fácil trabalhar", desabafa.

Além do emplacamento, o Departamento de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Secretaria de Agricultura vão oferecer para os carroceiros da cidade uma aula sobre placas de trânsito, cuidados com os animais e em quais vias da cidade eles poderão transitar a partir de junho. Os encontros estão marcados para os dias 30 de maio e 06 de junho.

Para o cadastramento, o carroceiro deve levar duas fotos 3x4 e cópia da identidade. Todos os documentos serão repassados ao Detran pela administração da cidade. O carroceiro que perder a última etapa de cadastramento pode ser autuado e sua carroça, bem como o animal apreendidos. O emplacamento está sendo feito no Departamento Regional de Obras, que fica próximo ao Hospital Regional da Ceilândia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3901-1243.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: