sexta-feira, 23 de maio de 2008

Meio-dia em ponto

Ao meio-dia em ponto, nos sábados deste mês, Ceilândia terá um compromisso com a cultura popular. Grupos de diferentes manifestações ocuparão o centro nervoso da cidade - uma das mais populosas do Distrito Federal - e convidarão os apressados transeuntes a um breve pausa para apreciar a arte que tem raízes ali mesmo, entre o povo e na rua. Essa é a intenção do projeto Meio-dia em Ponto, parceria entre o Centro Cultural Ferrock, da Ceilândia, e a Associação Ruarte de Cultura, que ocupará a Praça da Feira Central até as 16h.

Nos três sábados de programação, prevalecerá a diversidade - mostra da riqueza da cultura popular bem representada por grupos de todo o DF: circo, teatro de bonecos, tambor-de-crioula, bumba-meu-boi, emboladores de coco, cacuriá, congada, folia do divino, hip hop (dança, DJ e grupos de rap), capoeira, forró e música regional. Também haverá oficinas de perna de pau, de brinquedos populares e iniciação ao teatro de bonecos.

“A feira é um lugar onde gosto muito de brincar. É o símbolo da cultura popular, onde há intervenção e onde os artistas ficam mais próximos das pessoas. É o momento em que disputamos a atenção do público com os vendedores, que são os verdadeiros mestres das feiras”, avalia o bonequeiro e palhaço Chico Simões, que participará do projeto com seu grupo Mamulengo Presepada.

Este é o quarto ano em que o projeto contará com apoio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura, com aporte total de aproximadamente R$ 49 mil. Não foi sempre assim. Quando o projeto nasceu, em 1996, idealizado por Ari de Barros - o criador do Ferrock -, era um trabalho de doação dos artistas, que não cobravam cachê pelos shows. Foi desse modo até 1999. As primeiras edições se davam na Praça do Encontro, também no centro de Ceilândia.

“Foi uma tentativa de fazer da praça espaço para o convívio social e cultural e não somente para invasões de todos os tipos, como era antigamente”, lembra Ari. Até o Quarentão - hoje restaurante comunitário - ganhou novos ares. “Fizemos uma galeria com artistas da Ceilândia e de outras cidades e montamos um palco com som. Todo sábado, a partir das 12h, havia várias apresentações nesse espaço”, recorda-se Ari.

Atualmente, com a revitalização da Praça do Encontro, o projeto atravessou a rua, foi para a Feira Central. “Continua sendo espaço público, com grande circulação de pessoas e onde não precisamos chamar o público. Vamos até ele”, resume Ari.

Meio-dia em ponto

Apresentações amanhã (24/05/08), das 12h às 16h, na Praça da Feira Central de Ceilândia. Entre a programação, Grupo Circo Boneco e Riso, Grupo Mamulengo Presepada (teatro de bonecos), Bumba-meu-boi de Seu Teodoro, oficinas de perna de pau, de brinquedos populares e de iniciação ao teatro de bonecos.


Fonte: Ministério da Cultura e Administração Regional de Ceilândia

Nenhum comentário: