terça-feira, 27 de maio de 2008

Bicicletas no metrô

O que você acha de ir de bicicleta para o trabalho, em vez de deixá-la na estação do metrô? “Ia ser muito melhor”, fala um rapaz.

Um projeto de lei aprovado na Câmara Legislativa, há duas semanas, autoriza os ciclistas a viajarem com a bicicleta. Serão permitidas até cinco bicicletas por viagem, sempre no último vagão.

Para um dos autores da proposta, deputado Rôney Nemer, essa é uma forma de contribuir principalmente com o trânsito caótico dos horários de pico.

“Qualquer política pública que venha diminuir o número de carros no trânsito vai melhorar, com certeza, não só o congestionamento, mas a poluição do nosso ambiente”, afirma o deputado.

Para muitos passageiros seria mais rápido e até mais econômico. “Eu pego o circular da minha casa para a estação. Na estação tenho que caminhar para pegar o metrô, desço e ainda tenho de caminhar um bom pedaço para chegar no serviço”, descreve o auxiliar de serviços gerais, Francisco de Assis.

“Pra eu ir da estação para a escola são mais ou menos 20 minutos a pé. De bicicleta ficaria bem mais rápido”, diz o estudante João Pedro.

Durante a elaboração do projeto, a diretoria do Metrô-DF foi consultada e fez um cálculo. Um passageiro mais a bicicleta ocupariam dois metros quadrados. Em horário de pico esse espaço comporta de 12 a 20 pessoas.

“Causa tumulto, porque se eu tiver 15 pessoas com bicicletas vão entrar cinco com cada uma e eu tiro o usuário para colocar bicicletas? Qual é a necessidade disso?”, questiona o diretor de operações do metrô, José Dimas.

“Dentro do metrô não cabe nem as pessoas. Fica complicado”, opina uma moça. “Já é tão pequeno pra gente. Com bicicleta não dá não”, fala uma senhora.

O governador, José Roberto Arruda, tem até a próxima semana para sancionar ou vetar o projeto.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: