terça-feira, 20 de maio de 2008

Volei de areia... E de graça!



Uma antiga reivindicação dos jogadores de vôlei de areia da cidade está perto de ser atendida. Está em fase final de construção, na Praça dos Eucaliptos, em Ceilândia, uma quadra de vôlei de praia. A quadra ainda não foi entregue para a administração da cidade, mas os jogadores já utilizam o espaço há mais de um mês para fazer treinos. Ainda falta construir a caçada, arquibancadas, o vestuário e colcar iluminação.

De acordo com a administração, a idéia da construção da quadra no local é revitalizar a Praça dos Eucaliptos, que há muitos anos estava abandonada pela comunidade e pela administração. A idéia é transformar o local em novo ponto para eventos culturais, uma vez que, os eventos da cidade estão concentrados na Praça do Cidadão.

Segundo os jogadores, a construção da quadra é uma reivindicação dos atletas há mais de 15 anos, que disputavam outros espaços com outras modalidades esportivas da cidade. Esse é o segundo para o vôlei de praia no DF. Os jogadores contam que, quando não encontravam espaço em Ceilândia para praticar esporte, tinham de sair da cidade para treinar no Parque da Cidade.

Os esportistas reclamam que nunca receberam apoio para praticar o vôlei de praia na cidade. Mas acreditam que a construção da quadra será o primeiro passo para outras realizações. A equipe de Ceilândia que pratica o vôlei de praia ainda é pequena, e mesmo sem apoio os jogadores, organizam torneios e participam de competições dentro e fora de Brasília. "Agora vamos jogar sem sermos incomodados. Quanto mais utilizarmos mais terá a certeza que isso daqui não vai ficar abandonado", diz um atleta.

Segundo o Professor e competidor Sebastião Muniz, o Siba, o próximo passo da equipe é fazer um projeto social para retirar crianças das ruas e os levarem para prática do esporte. "O fato das crianças estarem brincando aqui no espaço ou praticando esporte é uma forma de retirá-los das ruas e do contato com a marginalidade", diz Siba.

Para muitos dos jogadores, o vôlei de praia serve como um refúgio ou distração, mas para jovens que utilizam o espaço, essa é uma chance de ingressar na carreira esportiva. É o caso do músico Edivaldo Gomes, 21 anos. Desde que a quadra foi liberada, há um mês, ele vai com os amigos para jogar todos os dias. Para ele, a quadra é o que estava faltando na cidade. Gomes avalia que a prática de esporte na cidade está esquecida tantos pelos jovens quanto pelo estado. "A nossa geração está ligada à televisão e ao computador e esquece de praticar esporte. A quadra é uma motivação." A quadra de areia tem três redes de vôlei e todos os dias está aberta para comunidade .


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: