terça-feira, 4 de agosto de 2009

Muitas indústrias

O aluguel mais em conta fez José Francisco escolher Ceilândia para montar a fábrica de mangueiras. Funciona no setor de indústrias da cidade. O produto reciclável, comprado de catadores, é triturado e transformado. Geração de emprego de um lado e cuidado com o meio ambiente do outro.

O processo reduz, e muito, os gastos e o preço final. E tem mais: fez da indústria líder em vendas no DF. “A gente pega produto reciclável. Material que foi jogado nos aterros ou nas cooperativas. Em vez de sair pra Goiânia ou São Paulo, a gente consome aqui mesmo em Brasília”, conta o empresário José Francisco Santana.

Hoje, existem mais de 1,2 mil indústrias espalhadas pela cidade: pequenas, médias e grandes. Juntas, elas geram cerca de 15 mil empregos. O empresário Mário César decidiu investir na região de olho no crescimento populacional do DF. Vende produto para impermeabilizar telhas. As vendas só aumentam e a clientela hoje não é só de Ceilândia. “Brasília se encontra em uma situação privilegiada com relação ao transporte. Nós podemos mandar nosso produto para outros estados e também atender o público local”, diz Mário César Deliberador.

A facilidade de mão-de-obra também atrai os empresários. Na fábrica de vassouras, por exemplo, a maioria dos funcionários mora na cidade. Jairo diz que é mais tranquilo. Além de ir trabalhar de bicicleta, ele tem tempo até de almoçar em casa. “A gente vai e volta traquilo. E ainda encontra comidinha quente”, revela o gerente operacional Jairo Alves de Vasconcelos.

De qualquer forma, o setor destinado exclusivamente para a indústria de Ceilândia não funciona como deveria. Por isso, muitas delas não funcionam. Menos de 30% dos terrenos estão ocupados e o restante da área está cheio de mato e entulho. Falta limpeza e conservação, o que seria um atrativo para novos negócios.

“O Setor de Indústria de Ceilândia só tem a infraestrutura de 20 anos atrás. Ele não veio com a estrutura completa, a questão do asfalto na outra rua. Na verdade, só temos 30% do setor ocupado”, conta o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ceilândia, Ronaldo Vinhal.

O administrador regional de Ceilândia, Leonardo Moraes, disse que alguns donos de empresas não investem no setor de indústria e ainda abandonam os lotes. Ele afirmou ainda que o GDF investiu R$ 70 milhões em obras de infraestrutura no local.



Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: