quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Limpa no P Sul

A Polícia Civil desencadeou, na manhã de hoje, duas ações simultâneas: a Operação Morcego e a Caldeira. Elas são relacionadas ao combate à guerra entre duas gangues no Setor P Sul de Ceilândia. Doze pessoas foram presas e, com elas, os agentes apreenderam nove armas de fogo, dentre elas uma 9 mm, que é de uso restrito da polícia, munições, 5 kg de maconha, uma balança de precisão, documentos roubados e furtados e cerca de R$ 3 mil em espécie. Os crimes cometidos pelos grupos são homicídios, tentativa de homicídios, roubos e tráfico de drogas.

De acordo com informações da polícia, foram expedidos pela Justiça 28 prisões e mandados de busca e apreensão. No decorrer desse mês, dez pessoas já haviam sido presas e um menor apreendido. Hoje, mais 12 pessoas foram pegas pela polícia.

Um dos grupos era conhecido na região como Comando Bala Voa (CBV), o que, de acordo com a polícia, dá a conotação da atuação da quadrilha armada referindo-se aos tiros contra os inimigos que também são do Setor P Sul. O outro grupo não tinha um nome específico, mas seria rival ao CBV.
Segundo o diretor da Polícia Civil, Cleber Monteiro, as investigações do setor de inteligência da PC começaram desde dezembro do ano passado devido ao elevado número de homicídios.

O diretor conta que durante esse ano, cerca de 18 pessoas foram assassinadas pelo mesmo motivo: guerra das gangues. “Acreditamos que essa guerra irá acabar e com isso o número de homicídios em Ceilândia irá diminuir. Eles são perigosos e têm envolvimento com vários crimes. A população poderá ter mais segurança”, diz Cleber. O diretor conta que 60% dos homicídios do Setor P Sul foram praticados por integrantes do grupo CBV e 20% pela outra quadrilha.

As quadras QNP 26 e QNP 16 eram os principais lugares onde ocorriam os encontros dos grupos. O delegado-chefe da 23ª DP (P Sul), Marcelo de Paula Araújo, disse que quem comandava a 26 era a CBV e a 16 era comandada pela outra quadrilha. Os componentes irão responder por homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de drogas, formação de quadrilha, roubo e porte ilegal de arma de fogo. Outros são procurados.



Assista ao vídeo: CorreioWeb / Tv Brasília

No link do Correio Braziliense tem a lista dos detidos.


Fonte: Jornal Coletivo, Correio Braziliense, Rede Globo, ClicaBrasília, Rede Record, Jornal Local e Band Cidade

4 comentários:

Anônimo disse...

Basta pesquisar pelo nome dos que foram presos no site www.tjdft.jus.br. Lá você pode verificar que a maioria vai responder pelo artigo 288, ou seja, formação de quadrilha com pena de 1 a 3 anos. Traduzindo, vão ficar preso no máximo 6 meses, provavelmente já estarão aterrorizando no natal.

Anônimo disse...

Parabéns para a policia, até cidadão de bem que estava indo pro trabalho foi levado para a delegacia...

Anônimo disse...

A comunidade têm que pressionar o Judiciário para manter esses bandidos na cadeia, assim, a população volta à vida normal e reavê o direito constitucional de ir, vir, e permanecer VIVO!

Anônimo disse...

para os q acharam uma maravilha as prisões fiquem sabendo q ja estão quaze todos na rua
e o interessante é q ninguem teve coragem de se indentificar neh.