sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Crime ambiental?

O caseiro da fazenda que fica na BR-060, foi quem encontrou. Ele conta que levou um susto. ”Eu estava roçando. Desci junto do rio e enxerguei aquelas coisas brancas no meio do rio. Não sei o que é que aconteceu com eles”, conta o caseiro Ananias Pereira.

Muitos peixes foram levados pela correnteza, mas dezenas ficaram presos nas pedras. Ninguém sabe ainda a causa das mortes.

Os moradores contam que antes da mortandade de peixes, a água do rio ficou mais escura e com um forte odor. “Aconteceram as primeiras chuvas, deu uma pequena enchente e veio essa água com um cheiro ruim e escura. Meu caseiro foi ao rio e chegou com a notícia que tinha uma grande quantidade de peixe morto”, conta o fazendeiro Narciso Ferreira.

De acordo com os moradores, pelo menos três espécies foram encontradas mortas. O rio corta quase todo o Distrito Federal e é muito usado para pescaria.

“Os caseiros vivem da pesca. A maioria deles pesca para alimentar a família. E agora, com o que aconteceu nesse fim de semana, jamais alguém vai poder comer desses peixes. Vamos ficar sempre preocupados”, destaca a fazendeira Silvete Costa.

Ibama e Instituto Brasília Ambiental disseram que vão vistoriar o rio para saber o que aconteceu.



Fonte: Rede Globo e Rede Record

Nenhum comentário: