terça-feira, 25 de agosto de 2009

Discutindo o Entorno

Na terceira tentativa de fazer a reunião, ele apareceu: além do governador goiano, Alcides Rodrigues, sete prefeitos do Entorno e o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) almoçaram com o governador José Roberto Arruda. No cardápio, dois assuntos indigestos. Um deles, o transporte no Entorno.

Em Planaltina de Goiás, uma medida para baratear a passagem deixou parte do trecho de graça num convênio informal entre o GDF e a prefeitura. Mas os ônibus que trazem os passageiros para o DF não são suficientes. Para resolver o problema, no mínimo um ano.

“Os governadores, junto com os prefeitos e a ANTT, vão redesenhar esse serviço, integrá-lo ao serviço do GDF, e fazer uma nova licitação”, afirma o diretor da ANTT Bernardo Figueiredo.

A saúde no Entorno também foi discutida na reunião desta terça-feira. O governador de Goiás não trouxe nenhuma proposta nem apresentou investimentos para essa área. Alcides Rodrigues fez questão de bater na tecla de sempre: de que o Entorno é um problema tanto de Goiás quanto do Distrito de Federal.

“O problema é de todos: do governo federal, do Distrito Federal, de Minas Gerais, de Goiás e também das prefeituras. Essa região tem crescimento muito grande, pessoas de todas as partes do Brasil vêm para essa região”, destaca o governador de Goiás.

O convênio do GDF com Águas Lindas e Santo Antônio do Descoberto, que repassa R$ 1,5 milhão por mês, deve ser ampliado aos outros municípios goianos que também fazem divisa com o Distrito Federal.

“Nós dois já falamos com o ministro Temporão, que já está tomando medidas objetivas para disponibilizar recursos nessas seis cidades. E acho que nós vamos conseguir avançar”, enfatiza o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda.



Fonte: Rede Globo e ClicaBrasília

Nenhum comentário: