sábado, 1 de agosto de 2009

Creche é re-inaugurada. Será?!

As famílias de baixa renda de Ceilândia já têm onde deixar seus filhos enquanto trabalham. O governador José Roberto Arruda inaugurou neste sábado (1) o Centro Comunitário da Criança (CCC), antigo Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil (CIDI,) na QNN 16, na Guariroba. Na ocasião Arruda autorizou a secretária da Sedest, Eliana Pedrosa, a construir outras 10 creches nas regiões administrativas mais carentes do DF.

“Aqui as crianças podem garantir seu futuro. O Distrito Federal tem uma carência muito grande de creches. Vamos acelerar a licitação e construir mais 10 creches como esta”, afirmou o governador.

O espaço tem capacidade para atender até 350 meninos e meninas de zero a seis anos que sejam filhos de famílias já inscritas nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) da região. O atendimento a 220 pequenos começou em maio deste ano e outras 130 crianças devem ser recebidas em breve.

Mais de quarenta profissionais entre professores, monitores, limpeza, portaria e apoio prestarão serviços aos pais e crianças das 7h30 ás 18h30, de segunda a sexta-feira. Aos sábados serão ministradas atividades de estimulação a criatividade dos pequenos além de oficinas de informática, costura, bijuterias e confecção de bolsas oferecidas aos pais.

“Este projeto visa atender não só as crianças, mas a família inteira. Os resultados só aparecem quando trabalhamos com todos integrantes da família juntos”, explicou a professora Luzia de Paula.

A construção do Centro Comunitário da Criança ficou paralisada por 22 anos e a estrutura servia como abrigo para mendigos. A obra levou 11 meses para ficar pronta. Foi investido um milhão no espaço que conta com uma área de 2.407 metros quadrados distribuídos em 14 salas, lavanderia, auditório, cozinha, consultório odontológico, parquinho, sala de higienização e salas adaptadas para crianças com necessidades especiais.

O Centro Comunitário da Criança conta ainda com uma horta em formato de mandala que abastece a creche com uma grande variedade de legumes e verduras frescas nas cinco refeições diárias oferecidas pela creche aos pequenos. A segunda etapa do projeto vai captar a água da chuva para regar a horta.

O espaço fez toda a diferença na vida de Letícia Gomes de 26 anos. A doméstica tem dois filhos e gastava R$ 300 por mês para mante-los em creches particulares enquanto trabalhava. “Além da economia percebi a diferença no desenvolvimento pedagógico dos meninos. As atividades oferecidas no Centro Comunitário da Criança preparam nossos filhos para o futuro”, reforçou.

O local é mantido com doações da comunidade e empresários da região e conta com parcerias da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e do SOS Cidadania. Esta é a 4° unidade do Centro Comunitário da Criança inaugurada. Outras três creches funcionam em Ceilândia totalizando 600 crianças atendidas.

“Aqui as crianças terão todo desenvolvimento pedagógico em um espaço amplo com oficinas, dinamização e todo auxílio lúdico”, antecipou a secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Pedrosa.

Hellen Louise Moreira, 26 anos, é diretora do Centro Comunitário da Criança há dois anos. Ela e os outros funcionários da creche foram alfabetizados em uma das unidades da creche fundada pela mãe, Luzia de Paula. “Só quem precisa deste serviço sabe a importância que ele tem para a sociedade”, afirma Hellen. “Minha mãe começou a ajudar famílias de baixa renda em casa quando percebeu a necessidade de aumentar o espaço para ajudar essas pessoas”, recorda.



Fonte: ClicaBrasília

Nenhum comentário: