quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Disque-idoso

Idosos do Distrito Federal ganharam um aliado no combate aos agressores: o Disque-Idoso. Desde ontem, as vítimas poderão usar o serviço telefônico gratuito, oferecido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do DF (Sejus), para denunciar qualquer tipo de maus-tratos (físicos, sociais, psicológicos e financeiros) sofrido dentro ou fora de casa. O serviço especial vai atender ligações das 7h às 17h, sem intervalos, inclusive durante a hora do almoço.

Caso sejam recebidas denúncias de agressões físicas contra os idosos – ou contra pessoas de outras faixas etárias – os atendentes acionarão a Polícia Civil do DF para investigar o crime. Segundo levantamento do Centro de Valorização do Idoso (CVI), da Sejus, os parentes são os principais algozes da população mais velha. As filhas lideram a lista. Respondem por 60% das 7 mil denúncias recebidas.

O secretário adjunto da Sejus, Flávio Lemos, disse que o Disque-Idoso foi criado por causa do grande número de ligações recebidas nos telefones funcionais da CVI, nos últimos dois anos. Em 2007, foram registradas 7.037 reclamações de violações contra a terceira idade. Boa parte de vizinhos das vítimas. Em 2008, o número praticamente se manteve igual. “O atendimento era informal, mas agora teremos uma estrutura específica para cuidarmos dessa questão”, explicou.

A ideia é coletar as informações para traçar uma estratégia de combate. No primeiro momento, o agredido será amparado pelo órgão, e o agressor responderá judicialmente. A Sejus planeja ainda oferecer cursos para capacitar voluntários a cuidarem de idosos.





Idosos podem denunciar qualquer tipo de maus-tratos pelo telefone 0800-644-1401. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, sem intervalos. A ligação é gratuita. O Disque-Idoso é uma ação do Centro de Valorização do Idoso (CVI).



Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: