domingo, 18 de janeiro de 2009

Violência aumentou bastante no DF em 2008

Roubos, assassinatos e sequestros: crimes cada vez mais comuns no Distrito Federal. “Já tentaram assaltar a minha loja três vezes. Teve uma vez que eu fiquei outro lado da rua vendo roubarem a minha loja, sem poder fazer nada. A polícia chegou depois que eles foram embora”, conta o comerciante Rinaldo de Oliveira.

“Em Samambaia, não tem segurança. A loja do meu vizinho já foi assalto uma vez, a do outro vizinho já teve a porta arrombada. Ou seja, não tem segurança”, reclama o comerciante João Batista Itacarambi.

Nas estatísticas da Polícia Civil, o número de homicídios cresceu. No total, 651 pessoas foram mortas em 2008. Já em 2007 esse número foi 567. Ou seja, foram registrados 84 assassinatos a mais. Os latrocínios, roubos com morte, aumentaram 22%, subiram de 49 para 60. Em média quase duas pessoas são mortas por dia no DF.

Os roubos cresceram 12%, foram quase 30 mil casos. Desses, assaltos a ônibus quase dobraram: mais de mil ocorrências. Roubos a postos de combustíveis aumentaram 36%, de 663 para 907 ocorrências. E no ano que passou, 2.135 veículos foram roubados, contra 1.574, em 2007.

Cinco cidades registraram a metade dos homicídios: Ceilândia, Santa Maria, Samambaia, Planaltina e Taguatinga. Junto com Brasília, essas áreas também concentraram dois terços dos assaltos.

O secretário de Segurança não quis comentar os números. Disse que ainda vai fazer uma análise mais detalhada. Já para o governador José Roberto Arruda, os bandidos precisam ser combatidos com mais investigação e mais trabalho de inteligência da polícia.

O governador Arruda lembrou ainda que já foram publicados os editais dos concursos para contratação de policiais civis e militares.



Fonte: Rede Globo aqui, aqui e aqui e Rede Record de 17/01/09

Nenhum comentário: