quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pista é um perigo

Falta de sinalização nas vias, principalmente ausência de quebra-molas e faixa de pedestres, tem causado transtornos diariamente na vida dos moradores das quadras QNQ e QNP, em Ceilândia. Os moradores que vivem às margens da via temem acidentes. A obra para o alargamento da pista já está quase pronta, mas os moradores reclamam da falta de sinalização e informam que quase todos os dias acontecem acidentes nas vias.

De acordo com a líder comunitária, Flávia Silva, as obras inacabadas trazem muitos problemas para a população. “O asfalto começou a rachar e está sendo recolocado agora. Com isso os entulhos da obra são jogados em nossa praça, que está totalmente danificada e abandonada”, reclamou.

Flávia destacou que muitas crianças estão se machucando com os brinquedos enferrujados e danificados da praça. “O mato chega a quase um metro de altura, as crianças não podem mais utilizar o local e passam a brincar na rua. Devido a todo esse transtorno, crianças foram atropeladas na última semana nessas vias aqui sem sinalização”, destacou.

O estudante Izaniel Ramos, morador do local, destacou que os cruzamentos nas vias estão todos abertos. “Motoqueiros e motoristas passam por aqui em alta velocidade. Já sugeri aos moradores para fazermos os quebra-molas”, disse.




Na avenida principal que divide a QNQ do P Norte, pedestres chegam a esperar cerca de 40 minutos para atravessar a pista. “Isso aqui está um absurdo, já evito até sair”, declarou a dona-de-casa Maria Fernanda.

O morador Pedro Mendonça destacou que durante os finais de semana a situação fica pior. “Aos domingos e feriados, as crianças disputam espaços nas ruas com os carros. O único local de lazer é a praça, mas o mato está tomando conta. Fica impossível, já que só temos a praça para o lazer de nossos filhos”, disse.

A dona-de-casa Gilvanete Portela teve um filho acidentado no último final de semana. “O mato está grande, isso dificulta a visualização das crianças. Meu filho se machucou com cacos de vidros e perdeu alguns dias das férias”, frisou.

Os moradores esperam providências da Administração Regional de Ceilândia, pelo menos, em relação a manutenção das áreas públicas e na limpeza das praças onde as crianças brincam para que saiam das ruas e não corram riscos desnecessários.




A líder comunitária, Flávia Silva, ainda destacou que a comunidade tem diversas iniciativas a serem realizadas no local. “Temos projetos para idosos e crianças, como Ginástica e Capoeira. Devido à má conservação da praça não será possível esse ano”, disse.

Até mesmo a corrida matinal praticada diariamente por moradores está comprometida. “Alguns moradores utilizam até mesmo as vias ao redor da praça, correndo risco de ser atropelado nessa vias sem sinalização”, informou.

A praça fica localizada na QNP 23 e moradores destacam que ela já foi centro de grandes eventos locais. A líder comunitária disse que a praça já foi palco de muitos eventos, celebrações religiosas, festas infantis, passeio ciclístico, dentre outros eventos.

De acordo com o administrador Regional de Ceilândia de Ceilândia, Leonardo Moraes, a sinalização da obra já foi solicitada ao Detran e está sendo aguardada a posição do órgão. “Fizemos a solicitação da sinalização e também pedimos a recolocação das paradas de ônibus no”, disse.

O administrador destacou que o GDF está aguardando a conclusão da pavimentação do local e em seguida será iniciada a reforma da praça. “Em breve estaremos implantando um posto de saúde no local e a partir do próximo mês deve começar a construção do novo posto policial daquela área”, concluiu.



Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: