quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

População critica terminal

Frequentadores do maior terminal de ônibus de Ceilândia, situado no Setor O, reclamam da falta de organização do local. Goteiras no teto, assentos danificados, desorganização nos horários dos ônibus, falta de sinalização dos itinerários e falta de higiene são alguns fatores questionados por parte da população.

O motorista Antonio Joaquim frequenta o terminal semanalmente e diz que há muito tempo não ver melhorias no local. "Só melhoraram o banheiro. O teto continua todo furado, chove mais dentro do que fora do terminal. Prefiro pegar ônibus aqui fora, lá ninguém pode sentar, pois não há bancos. Os boxes dos ônibus estão trocados, nunca sabemos onde ficar esperando, pois as placas estão erradas. Esse terminal é uma vergonha para a população de Ceilândia, sem contar a lama que fica em volta do terminal. Somos obrigados a conviver com isso", desabafou.

O comerciante Antonio Carlos trabalha no terminal há mais de 19 anos e destacou que o movimento durante todo dia é satisfatório, mas poderia ser melhor se a infraestrutura do local fosse melhorada. "Fizeram promessas de uma grande reforma aqui e até hoje não saiu. Tomara que até 2010 esteja pronta essa reforma, assim haveria melhorias para os comerciantes", disse.

De acordo com o administrador dos terminais rodoviário de Ceilândia, Severiano Viana, depois que ele assumiu o cargo foram implantadas algumas melhorias no local. Entretanto, Viana declarou saber da necessidade de novas reformas. "Precisamos fazer um trabalho à altura da comunidade, pois ela merece. Estamos aguardando um parecer jurídico, autorizando a nova reforma", destacou.

Viana informou que além do terminal do Setor O, os terminais do P Sul e do P Norte também passarão por reformas. "Serão investidos cerca de R$ 450 mil em toda obra. A empresa já foi contratada e assim que tivermos a autorização em mãos a reforma deve começar imediatamente", disse.



Aproximadamente 12 mil pessoas circulam pelo terminal diariamente. O local possui 1,4 mil saídas de ônibus por dia. Mesmos assim, os passageiros ainda reclamam do não cumprimento no horário dos ônibus. A dona de casa Marília Ferreira conta que já chegou a ficar mais de duas horas esperando ônibus. "É um desespero isso aqui, demora muito", disse.

Segundo o secretário de transportes do DF, Alberto Fraga, será solicitado uma fiscalização para verificar o motivo dos atrasos. "Foram adicionado em todo o sistema cerca de mil novos ônibus. Não sei o porquê de todo esse atraso. Às vezes acontece demora no meio do percurso devido as fortes chuvas que vem ocorrendo e aos engarrafamentos. Isso é normal", enfatizou.



Em busca de novas melhorias para o terminal, a nova administração está com um projeto voltado para a saúde da população, que oferece diversas orientações para os funcionários e usuários do terminal. Vidal destacou que estão sendo oferecidos preservativos masculinos e femininos para todos os frequentadores do terminal, além de palestras com orientações sexuais. "Uma vez por mês, uma equipe de enfermeiros e dois médicos vem aos sábados e fazem atendimento para mais de 200 pessoas. É uma grande evolução para nossa comunidade", frisou.

A professora Carla Mendonça participou de um atendimento no terminal no último sábado e disse que este já é um grande avanço. "Atitudes como essa devem ser feitas diariamente, mas a infraestrutura do local precisa ser aprimorada. Eles melhoram uma coisa e esquece outra", concluiu.



Fonte: Tribuna do Brasil

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