domingo, 16 de março de 2008

Vigilante ainda não ganhou

A polêmica criada em torno das eleições para a presidência do PT no Distrito Federal pode ter um fim, amanhã, quando acontece a eleição regional, das 9h às 17h. Os candidatos ao cargo, o ex-deputado Chico Vigilante, que tenta a reeleição, e Lenildo Moraes, que havia anunciado desistência da disputa, mobilizam seus correligionários para alcançar a vitória nas urnas.

Lenildo atribui o anúncio de sua renúncia ao fato de não se conformar com a decisão da Comissão Especial do PT em cancelar sua vitória, no segundo turno, devido a uma série de denúncias de fraudes. Vigilante denunciou ter encontrado no segundo turno lista de eleitores com menos votos que os depositados nas urnas e até assinatura de militante morto.

Para a nova eleição, determinada pelo PT, Lenildo não chegou a protocolar a renúncia, tendo enviado apenas uma carta em que informa que não participaria da eleição caso tivesse de concorrer com o ex-distrital. Na carta, segundo membros do partido, em momento algum Lenildo utilizou a palavra renúncia. Segundo ele, o documento dizia que caso a comissão mantivesse a candidatura de Chico Vigilante ele não participaria da disputa, o que ele acredita estar explícito que significa renúncia.

Seguindo as normas internas do partido, foi convocada uma nova eleição, como rege o Estatuto do Partido dos Trabalhadores, pelo fato de não haver uma renúncia de uma das partes. "A direção do partido está correta em seguir nosso Estatuto e convocar novas eleições", defendeu Chico Vigilante.

Agora, os candidatos correm contra o tempo. Lenildo busca apoio de aliados, e Chico Vigilante mobiliza membros do partido que podem garantir sua vitória para novo mandato. Hoje, já nas primeiras horas da manhã, Chico se reuniu no auditório da CUT e recebeu membros do PT de todas as cidades do Distrito Federal que foram lhe dar apoio. "Além da correria na mobilização estamos preparando as cédulas e reservando os locais para a votação", comentou.

Incomodado com a crise que se instalou no partido por conta da manobra de Lenildo, que disse que havia renunciado, mas não protocolou a decisão, Chico Vigilante diz que "a direção nacional do PT cogita entrar com representação no Conselho de Ética pelo que ele está submetendo o partido, que é um constrangimento", destacou.

Climas e crises à parte, Chico Vigilante convoca os filiados do PT para comparecer em massa nesta eleição a fim de garantir um bom comparecimento. "Vamos virar a página desta crise", apela. Mas enquanto trabalha incansavelmente por um bom resultado neste domingo, ele pensa no futuro. "Vamos mobilizar o partido para as próximas eleições. A meta é ganhar as eleições de 2010", prevê o ex-deputado.


Fonte: Jornal Coletivo

Nenhum comentário: