quinta-feira, 13 de março de 2008

Casas do Saber

Facilitar o acesso à leitura e ajudar na inclusão social de comunidades carentes. Essas são apenas alguns dos objetivos do Projeto Bibliotecas Casa do Saber, de iniciativa da Gasol, empresa de combustível com 50 anos de tradição no Distrito Federal. Em apenas seis meses de campanha, a empresa conseguiu arrecadar 630 mil livros, doados pela população de Brasília. O acervo está, agora, espalhado por 22 bibliotecas públicas, uma delas itinerante, que divulga o projeto em eventos.

A iniciativa veio para suprir a carência de espaços reservados à leitura no DF. As novas bibliotecas aumentam a oferta de material bibliográfico sobretudo em localidades de baixo poder aquisitivo. "A leitura abre os horizontes e proporciona mais conhecimento", acredita o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 1ª Região (DF, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Roberto Mário da Silva.

A doação de livros acabou oficialmente no final do ano passado. O Lago Oeste foi a primeira localidade a receber a Casa do Saber, há seis meses, seguido de Varjão e Valparaíso (GO). Paranoá, Núcleo Bandeirante e Jardim Botânico também receberam unidades do projeto. No último dia três, foi a vez do P Norte receber a sua, instalada na EQNP 09/13. A biblioteca itinerante também foi apresentada pela primeira vez na Câmara Legislativa, no último dia 12.


Fonte: Jornal de Brasília

Nenhum comentário: