terça-feira, 18 de março de 2008

Pôr do Sol e Sol Nascente

Quem tinha o sonho de regularizar sua situação em um dos vários condomínios da Ceilândia está perto de ver a chance acontecer. O governador José Roberto Arruda assinou ontem três decretos para acelerar a regulamentação dos condomínios públicos e privados do DF. Enquanto isso, os moradores dos condomínios como Sol Nascente e Pôr do Sol vivem contornando problemas.
A partir de hoje, tanto a CEB quanto a Caesb ficam possibilitadas de retornar ao local para dar início às obras de infra-estrutura que a região tanto demanda. Norteada pelo Estatuto das Cidades, responsável por traçar diretrizes de políticas urbanas, a Lei nº 3009/2002 permite que estruturas de rede de água sejam construídas para famílias de baixa renda, em situação de risco ao meio ambiente. Este é o caso dos condomínios. Entretanto, em ação do Ministério Público, obras como a da Caesb, que já haviam iniciado, foram embargadas.
Assim como em outras regiões do DF, demandas como asfalto, energia e água eram apenas sonho para alguns moradores. A reclamação não é injustificada: quem chega ao Sol Nascente encontra precariedade nas instalações públicas. Até o mês de maio, o estudo ambiental será finalizado, e só a partir daí a regularização entra em fase final. O projeto urbanístico do que será uma das mais novas áreas urbanas de Ceilândia é esperado para se definir o local onde as obras de infra-estrutura terão início.
Para Tânia Maria dos Santos, moradora de um dos condomínios, a regularização chega em boa hora. "A gente precisa que o governo nos dê a atenção necessária, para que a gente pague pelo que é nosso e tenha um lugar decente para morar", afirma. Desempregada, ela reclama por não ter o direito de mostrar no papel que mora ali e acha que a regularização resgata a cidadania daquelas pessoas que vivem nas áreas ocupadas. "Nem tem como a gente comprovar residência morando aqui, pois todos nos vêem como invasores e a gente nem tem comprovação", desabafa.
Segundo informações da assessoria de comunicação da Sub-Secretaria de Habitação do DF, o governo já contratou a empresa para realizar o cadastramento desses moradores. Um cadastro sócio-econômico está sendo aplicado nos condomínios para que sejam detectadas as necessidades de cada setor e para coordenar as ações do governo. Cerca de 55 mil pessoas serão beneficiadas nos condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol.
Segundo Adauri Gomes, administrador de Ceilândia, a intenção é criar a administração própria dos condomínios, um órgão desvinculado da Administração Regional da cidade. Atualmente, a Gerência de Condomínios é quem atua junto à comunidade prestando serviços para atender às demandas, só que com efetivos de equipe e maquinário bem menores. "Nós do governo vamos nos instalar lá definitivamente. Vai ser a grande obra da Ceilândia", afirma Adauri.


Fonte: Tribuna do Brasil

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu como moradora agradeço a intenção do governador.porem infelizmente moro com meu esposo e trez filhos em um comôdo .Queria saber quando vou poder investir na minha casa, para dar um pouco mais de conforto aos meus filhos? Obrigada Arruda por esta olhando a classe baixa da Ceilândia..

Marco Prado disse...

Obrigado Arruda por olhar para a classe de baixa renda, fico muito feliz pela regularização do Condomínio Sol Nascente, morro em um condomínio no P norte, não vejo a hora de tudo está urbanizado e com minha escritura em mãos. PARABENS ARRUDA PELO SEU GOVERNO. (Marco Prado)