quarta-feira, 19 de março de 2008

Via de ligação no Setor O




Uma antiga reivindicação dos moradores do Setor O está perto de se tornar realidade. A obra que vai interligar a via O3 à BR 070 está prevista para até o fim do semestre. Apesar do processo burocrático que atrasa as licitações necessárias, muita gente já está otimista com a possibilidade de acesso rápido à BR. A empresa responsável pelo projeto da obra e pelo orçamento é a Novacap, que já se prepara para a licitação.
A interligação, segundo Edson Rosa, presidente da Associação dos Moradores do Setor O, é uma antiga reivindicação da comunidade. "Essa é uma luta da associação desde 95, quando entramos com o projeto na Câmara Legislativa e fizemos diversas moções para demonstrar a importância dessa interligação para o setor", afirma Edson. Das vias principais do Setor O, apenas a via O3, também conhecida como Via Oeste, não é ligada à BR 070 e termina com um entroncamento de mão dupla. Quem tenta acesso à BR tem que buscar alternativas nas vias laterais.
"Nossa comunidade vê algo além. Quem passa por aqui não conhece o comércio local que é muito forte", afirma o presidente da associação. Para a comerciante Maria Adelina Filha, a antiga promessa de obra vai afetar o comércio de forma positiva. "Tem vez que dá vontade de sair daqui, pois é muito parado. Quem passa por aqui desce direto. Com certeza a construção desse trecho de pista vai aumentar o movimento de pessoas e as vendas do comércio", celebra Adelina.
Enquanto a obra não é realizada, o espaço é tomado pelo mato. Os moradores que têm o fundo da casa virado para o espaço entre as quadras aproveitam o calçamento existente para outras atividades. À tarde, muitos ocupam o espaço para caminhar. Lúcia Alves faz caminhadas no local e acha que mesmo com a perda da área, a obra trará muitos benefícios. "Ainda assim será uma boa coisa. Acho que não vai atrapalhar em nada a rotina e ainda vai valorizar os terrenos que cercam esse espaço", afirma.
Já para moradores como Dejanira Dantas, a possibilidade de uma pista ser construída no local não agrada. "Aqui é onde a gente faz caminhada. Acho que ninguém que tem terreno de frente para esse espaço vai gostar muito da idéia", afirma. Segundo a moradora, a proximidade das casas com a pista antecipa inúmeros problemas. "Imagino o barulho que não vai ser à noite para o pessoal dormir com o trânsito de caminhões", completa.
Agentes do governo passaram recentemente na área para colocar marcos e fazer a topografia e a medição do local. Cerca de 500 metros separam o fim da via O3 da estrada federal. Para que ocorra a construção, é preciso que aconteça a licitação para selecionar a empresa responsável pela obra.
Para Edson, a obra vai beneficiar não só a população da região, mas também quem vem do entorno, pois a via O3 é de acesso direto à estação do metrô. "Tudo vai melhorar. A geração de empregos e o fluxo de veículos vão aumentar, pois a via vai ficar mais movimentada. Temos certeza de que todo mundo vai se beneficiar com a construção e esse será o principal projeto coletivo urbano da região", conclui Edson.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: