quarta-feira, 26 de março de 2008

Reforma da biblioteca pública

A Biblioteca Pública de Ceilândia já está pronta para receber os interessados em cultura e lazer da cidade. Desde o final de fevereiro as manutenções necessárias estão prontas, e o centro está funcionando a todo o vapor. Com mais de 61 mil exemplares catalogados e outros cerca de 100 mil a serem listados, a única biblioteca pública da cidade espera que todos, em especial os jovens, desfrutem do espaço para ampliarem seus conhecimentos. As manutenções foram na parte elétrica, hidráulica e uma pequena reforma no teto. "Ainda existe um pequeno problema de goteiras que deve ser solucionado assim que o período de chuvas terminar", afirma Márcia Magalhães, funcionária da biblioteca e uma das fundadoras do local.

O centro de estudos, nomeado como Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, está no atual endereço desde setembro de 1998, e essa foi a primeira manutenção realizada, que durou dois meses. "Outras pequenas obras também foram solicitadas, como a pintura da fachada, novos móveis e um novo toldo para a entrada. Mas são só detalhes, no resto a biblioteca está indo muito bem", informa Honorita Barbosa, que coordena o centro cultural onde está instalada a biblioteca. "Na verdade nós temos nesse prédio um centro cultural além da biblioteca, que fica apenas no módulo B. No módulo A nós temos uma diretoria social, onde são coordenados os projetos de esporte, lazer e cultura da cidade. Cultura no sentido de eventos mesmo", completa Honorita.

A instituição conseguiu também uma reestruturação do telecentro, um centro de informática destinado a ajudar nas pesquisas digitais. "Antigamente nós tínhamos uma parceria com o Banco do Brasil, mas os computadores cedidos por eles tinham um sistema operacional que dificultava o acesso. Agora em dezembro conseguimos novos micros, que só precisam mesmo de adaptação elétrica para entrar em funcionamento", declara Márcia. Com espaço e estrutura adequados, o único empecilho para a biblioteca no momento é a divulgação. "A maioria dos moradores da Ceilândia, até mesmo os vizinhos da biblioteca, desconhecem o espaço. Temos alunos da UnB que vêm estagiar aqui, moradores da Ceilândia, e nunca ouviram falar do lugar", atesta a funcionária.

Márcia sugere ainda uma parceria com as Regionais de Ensino afim de divulgar a biblioteca dentro das escolas locais para resolver esse problema. Já para a questão da localização, a medida é sinalizar. "Com as obras do metrô acima do Centro Cultural, nós tivemos uma redução grande do fluxo, principalmente dos moradores de Ceilândia Norte, que precisam fazer um grande desvio para chegarem até aqui". Mas agora, com a conclusão da nova estação, ficará tudo mais fácil. Sinalizamos ao longo das vias de acesso a localização da biblioteca, e quem vêm de outras cidades, como Taguatinga, e até mesmo os que chegam de Ceilândia Sul, terão muito mais facilidade para nos visitar", cunclui Márcia.

A parceria entre o Centro Cultural e o Metrô-DF vai além da integração. "O governador só está aguardando a conclusão do ajardinamento e do novo estacionamento aqui, que servirá tanto a quem vêm ao metrô como quem visita o Centro Cultural onde fica a biblioteca. Assim que concluirmos isso, ele virá para divulgar a obra e ajudar o Centro" afirma Márcio Henrique, assessor de gabinete da Administração Regional da Ceilândia.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: