quarta-feira, 19 de março de 2008

Tapa-buraco

O governador José Roberto Arruda anunciou na manhã de ontem um reforço na Operação Tapa-Buraco nas ruas do DF. Durante o período chuvoso, 265 homens, divididos em 53 equipes, trabalharão todos os dias da semana na recuperação dos trechos danificados. A operação custará R$ 4,7 milhões aos cofres públicos e serão aplicadas cerca de 30 mil toneladas de asfalto nas ruas do DF.
As equipes formadas por servidores da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Coordenadoria das Cidades trabalharão simultaneamente em todas as regiões administrativas. As equipes estarão nas ruas entre 7h e 18h. Durante a noite, 10 equipes trabalharão das 19h às 23h e nos finais de semana, das 8h às 16h. Também foram disponibilizados R$ 50 milhões para recapeamento das vias mais antigas no decorrer do ano. As cidades mais afetadas são Taguatinga, Riacho Fundo, Santa Maria e Gama.
De acordo com um levantamento da Novacap, o Distrito Federal tem cerca de um milhão de quilômetros de asfalto, mas existem apenas cinco mil quilômetros de redes de captação águas pluviais. "Por isso nós só colocamos o asfalto novo depois de implantar as galerias para escoamento de água", destacou o governador.
Arruda acrescentou ainda que neste ano o GDF está fazendo um empréstimo de U$ 100 milhões com a Comissão Andina de Fomento para construir as galerias. "A Asa Norte e a Ceilândia, por exemplo, não contam com redes de águas pluviais", revelou Arruda.
O governo também está mapeando a cidade para saber os locais em que o asfalto está em piores condições. Os lugares com o pavimento mais antigo e com maior circulação de veículos terão prioridade na execução dos serviços. Os condomínios Sol Nascente e Pôr-do-Sol, na Ceilândia, e a Colônia Agrícola Vicente Pires estão entre as primeiras localidades a serem beneficiadas. A partir de abril, quando deve iniciar o período de estiagem, o GDF iniciará o recapeamento de todos esses pontos.
Os locais que precisam de reparos serão identificados por integrantes da força-tarefa, que percorrerão todas as cidades do DF. A população também pode telefonar para o número 156, teclar a opção 7 do menu e denunciar localidades que necessitem de serviços.


Fonte: Tribuna do Brasil

Nenhum comentário: