quinta-feira, 13 de março de 2008

Escala de plantão não funciona

Desde o dia 1º de fevereiro, os hospitais e centros de saúde são obrigados a divulgar a escala com os nomes dos médicos e enfermeiros de plantão. O objetivo da medida é ajudar no controle dos horários e tentar melhorar o atendimento. No entanto, os pacientes não estão sentindo muita diferença, pois os médicos que aparecem na lista nem sempre estão trabalhando.

No Hospital Regional da Ceilândia, a relação com os nomes dos médicos já está afixada no painel. De acordo com a lista, três ortopedistas estão de plantão das 13h às 19h. Após seis horas de espera, entretanto, ninguém havia sido atendido.

“Está horrível. Essa tabela não é cumprida. Eu vim de manhã sentindo dores fortíssimas na coluna, mas não consegui ser atendido porque não tinha médico. Fui para casa, tomei comprimido para melhorar e voltei. Está do mesmo jeito”, protesta o auxiliar de serviços gerais Alexandre Gomes.

“Não sei para que aquele quadro existe. Não tem médico”, acrescenta o autônomo José Fernando Macedo.

A empregada doméstica Maria Aparecida Nascimento precisou deitar em um banco para aliviar a dor nos rins. “Estou no hospital desde 13h30. Sinto dor nos rins e tenho febre e dor de cabeça. Já perguntei várias vezes se eles vão atender, mas não há previsão. Não posso nem voltar para casa, pois não tenho o dinheiro da passagem para vir amanhã novamente”, desabafa, após sete horas de espera por atendimento médico.

“Agora, temos três médicos atendendo na clínica médica. Foram dois durante o dia todo porque um colega entrou de licença. Então, nem todos os nomes que estão expostos atendem pacientes. O nosso quadro não está muito claro. Os outros setores do hospital como a pediatria, ginecologia, cirurgia, ortopedia e áreas internas do hospital, por exemplo, têm nomes de médicos no painel. Mas eles não estão diretamente ligados com o público, não estão atendendo”, diz o diretor da Regional de Saúde da Ceilândia, Baelon Pereira Alves.


Fonte: Rede Globo

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