quarta-feira, 19 de março de 2008

Perseguição em Ceilândia Centro

Perseguição em alta velocidade, troca de tiros, colisões e ferimentos à bala. Cenas que não costumam faltar em filmes de ação foram presenciadas de perto por moradores de Ceilândia, por volta de 13h30, em pleno centro da cidade. Os principais personagens do episódio foram dois assaltantes que, após roubarem um carro, entraram em choque com a Polícia Militar durante a tentativa de fuga. Eles acabaram presos em flagrante. Um soldado foi ferido com um tiro no pescoço, mas teve sorte: o disparo só o atingiu de raspão.

Cinco viaturas e até um microônibus da corporação ajudaram na captura de Marcos André da Silva, 23 anos, e um adolescente, de 17 anos. A dupla fugiu pelas ruas do centro de Ceilândia, passando pelo Setor O e P Norte.

Quinze policiais do Grupo de Patrulhamento Tático do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) se envolveram na perseguição. Ao longo de todo o percurso houve troca de tiros. Tanto as viaturas quanto o carro roubado pelos assaltantes ficaram crivados de balas.

Quando passavam pela via M Norte, em Ceilândia Norte, o Palio Weekend onde estavam os criminosos foi fechado pelo microônibus da PM. Descontrolado, o carro subiu o meio-fio e parou. Sem munição, os dois assaltantes resolveram se render.




A confusão começou quando o vigilante José Ribamar Filho, 37 anos, estacionou o seu Palio em frente a uma sorveteria no centro de Ceilândia. Ele tomava sorvete na hora em que foi rendido pelos criminosos. "Eles falaram para eu sair do carro e entregar todos os meus pertences. No início, achei que fosse brincadeira. Depois que vi arma, percebi que era sério", disse. O vigilante ainda tentou acionar o alarme anti-roubo do veículo, mas o dispositivo não funcionou.

A vítima correu até dois policiais que passavam pelo local. Outros PMs que faziam ronda na região foram acionados. Naquele momento começou a perseguição, que prosseguiu por muitos quilômetros, no melhor estilo "gato e rato".

O soldado Cláudio Gomes teve muita sorte. Ele foi baleado de raspão no pescoço por um dos bandidos. "A minha sorte é que estava com a cabeça para fora do carro. A bala atravessou o vidro da frente do carro e perfurou a gola da minha camisa", disse. O pescoço do policial foi apenas arranhado pelo projétil do revólver calibre 38, que depois foi apreendido pela polícia.

O dono do carro saiu ileso, mas terá de arcar com o prejuízo causado pela colisão com o meio-fio e as perfurações de bala. "Dos males, o menor. Minha preocupação era com o a aparelhagem de som que tenho na mala, avaliada em R$ 10 mil. Pelo menos não perdi a vida nesse assalto", afirmou.

O adolescente foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). O outro assaltante será indiciado por tentativa de homicídio contra o policial e roubo qualificado por emprego de arma de fogo. Se for condenado, poderá cumprir uma pena de até 20 anos de prisão.


Fonte: Jornal de Brasília

Nenhum comentário: