segunda-feira, 10 de março de 2008

Doe, Sangue Bom!

Cerca de 400 pessoas se cadastraram para doar sangue e medula, durante o lançamento do projeto Ceilandense Sangue Bom, ocorrido na sexta-feira (07/03/08), no estacionamento da Administração Regional de Ceilândia. "Esta excelente adesão demonstra que os cidadãos estão se preocupando mais com o próximo, porque a doação representa solidariedade e amor ao ser humano", avalia o administrador regional, Adauri da Silva Gomes.

O projeto, pioneiro no DF, foi lançado com o objetivo de cadastrar doadores para o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A iniciativa é da Junta de Serviço Militar local, Fundação Hemocentro, secretarias de Saúde e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, com o apoio da Administração Regional.

Para Adauri Gomes, o projeto é um exemplo a ser seguido por todos os jovens cidadãos. " O nosso objetivo é fazer com que o jovem exerça o seu papel de multiplicador, promovendo ações em prol de toda a comunidade". Ele acrescentou que, "como presidente da Junta Regional Militar de Ceilândia, estamos sempre trabalhando para que o jovem cidadão tenha seu acesso facilitado ao mercado de trabalho. Para isso, são realizados cursos e palestras, além da conscientização de seu papel na sociedade".

O secretário de Justiça, Raimundo Ribeiro, destacou a importância da iniciativa. "É uma ação legítima de cidadania e um ato de solidariedade. O cidadão doa o sangue e/ou a medula para salvar um anônimo". Na avaliação de Ribeiro, embora os jovens tenham recebido o certificado de dispensa do serviço militar, eles continuam prestando serviço à pátria, construindo a cidadania.

As pessoas interessadas em se cadastrar como doadores de sangue e medula devem procurar a Fundação Hemocentro de Brasília (SMHN Q.03 – conj.A – Bloco 03 – Asa Norte). Na Ceilândia, o atendimento pode ser feito no Hospital Regional local.




Não sei ao certo se no Hospital Regional de Ceilândia realiza a doação de sangue. Na época em que fui doar tive que esperar por um ônibus do Hemocentro que aparecia de mês em mês. Ou então a pessoa tinha que se dirigir ao Hemocentro de Brasília - uma boa distância.

Fonte: Administração Regional de Ceilândia e Jornal Coletivo

Nenhum comentário: