quinta-feira, 20 de março de 2008

Iluminação na BR 070

A partir do próximo mês, moradores de Taguatinga, Ceilândia e Águas Lindas vão poder trafegar pela BR-070 com mais segurança. Serão instalados 855 postes nos 18,5 km de extensão da pista. A obra, orçada em R$ 3,5 milhões, foi autorizada pelo governador José Roberto Arruda e atende a uma antiga reivindicação dos moradores.

Segundo o superintendente de Iluminação Pública da Companhia Energética de Brasília (CEB), Delmar Caixeta, a obra pode ser entregue à população no aniversário de Brasília, dia 21 de abril. "Tanto os pedestres quanto os motoristas terão maior visibilidade e segurança na pista", garante.

A empregada doméstica Vera Regina Santos, 36 anos, é uma das que comemora o anúncio. Moradora de Águas Lindas, há anos, ela realiza diariamente o trajeto rumo ao Plano Piloto. "Ainda bem que vai haver iluminação lá, porque andar a pé por essa pista no escuro dá muito medo", diz.

A instalação dos postes depende ainda de um planejamento cuidadoso, a cargo da Petrobras Transporte S/A (Transpetro). É que determinados trechos da rodovia passam sobre o gasoduto. A tubulação conecta o Setor de Abastecimento e Indústria (SIA) diretamente ao fornecedor, em São Paulo. Por isto, a fundação dos postes tem de estar, no mínimo, a seis metros distância das instalações.

Até o final deste semestre, outra importante demanda será atendida. O governo investirá na ligação entre a Via O3, uma das principais do Setor O, e a BR-070. O objetivo é desafogar o tráfego de Ceilândia. Técnicos do GDF já inspecionaram o local para fazer a medição, marcação e topografia da região.

Das vias do Setor O, apenas a O3 não tem ligação com a estrada federal. "Com essa ligação, vai melhorar muito. O trânsito está um caos. Quanto mais rápido tivermos estrutura, melhor será o transporte público", afirma a pedagoga Vera Alda Gonçalves, 48 anos, moradora do Setor O.


Apesar do atraso na licitação, a Novacap, responsável pelo projeto e pelo orçamento da obra no Setor O, acredita que os cronogramas serão cumpridos. Há 13 anos, o projeto transitava pela Câmara Legislativa, com várias moções promovidas pela Associação dos Moradores setor, para mostrar aos deputados a importância da ligação para a região.

A obra vai melhorar o trânsito e também vai facilitar o acesso a outros meios de transporte complementares para quem vem do Entorno. "A BR-070 é engarrafamento na certa. O bom de ter essa alternativa é poder pegar o metrô na Ceilândia para chegar na rodoviária. A gente ganha tempo", diz Wender de Souza, 21 anos, morador de Águas Lindas.


Fonte: Jornal de Brasília

Nenhum comentário: