terça-feira, 25 de março de 2008

Problemas no Sol Nascente

O entulho no meio da rua, no Condomínio Sol Nascente, é de propósito. Serve para tapar um grande buraco e evitar que o motorista fique no meio do caminho no Setor de Chácaras de Ceilândia.

“Sempre os caminhões atolam nesta parte, não passa nada. Para você ter uma idéia, um trator, esses dias, ficou atolado”, conta o motorista Vladson Pereira.

O problema está em todo o Condomínio Sol Nascente, um dos mais de 400 em área particular em todo o Distrito Federal. O condomínio está em fase de regularização. O governo promete obras antes de entregar as escrituras, porque a população é de baixa renda.

Na região, alguns pontos chegaram a um nível tão crítico que os moradores ficam ilhados. A última vez que Américo Pereira conseguiu tirar o carro da garagem foi no fim de fevereiro.

“Não dá para sair com o carro, já quebrou até a suspensão. Já fiquei várias vezes preso nos buracos, porque a dianteira do carro cai no buraco e a traseira levanta. É preciso chamar várias pessoas para me ajudar a tirar o carro. Ou seja, o jeito é deixar o carro na garagem mesmo”, diz o vendedor Américo Pereira.

E o problema não é só em frente à casa do Américo Pereira. Em todas as ruas, no Condomínio Sol Nascente, mais erosões. Ninguém entra ou sai de carro. Em caso de emergência, a população tem que se virar, pedir ajuda para chegar a um hospital, por exemplo.

“Tem nove anos que eu moro neste condomínio e isso nunca ficou como se encontra hoje. Está num estado lastimável”, reclama bancária Maria Diva da Silva.

Os moradores contam que a origem do problema está em um dos acessos ao condomínio, na EQNP 11, de Ceilândia. Há dois anos, o sistema de águas pluviais entope quando chove, o asfalto cede e aumenta a erosão na área. O excesso de lixo e entulho piora a situação e a enxurrada desce direto para as casas.

“É bastante perigoso, porque tem muita criança, tem vários colégios de 1ª a 4ª série. Então, não tem outro lugar para eles irem e a enxurrada leva mesmo”, diz o autônomo Renato Belém.


Fonte: Rede Globo

Nenhum comentário: