sexta-feira, 14 de março de 2008

Curral Comunitário do Setor O

O Curral Comunitário da Ceilândia, que fica no Setor O, funciona desde 1993 quando o GDF, por meio da Administração Regional, cedeu o espaço para a Associação de Carroceiros de Taguatinga, que se estabeleceu imediatamente. A situação no local hoje é precária, com baias feitas de madeira velha e sem as condições necessárias para o funcionamento. "Estamos largados aqui pelo Governo, só cederam mesmo o espaço, no resto a gente tem de se virar" admite Jamiro Sardinha, presidente da Associação e responsável pelo lugar.
A área é provisória e os carroceiros ainda não sabem quando o projeto do governo de construir um novo espaço para eles será colocado em prática. Enquanto isso, para manter a segurança, os usuários do curral se revezam na vigia do lugar durante a noite. "Se a gente descuidar uma noite sequer, levam tudo. Mas no final das contas é cada um por si, cada um cuida mesmo do seu cavalo. Isso porque as vigias são feitas por quem usa, mas tem gente que usa e não é muito honesta", explica Alvim de Oliveira, dono de quatro animais e usuário do espaço.
No início, a Associação teve problemas com a Caesb, que tem um terreno logo atrás da área destinada e queria a transferência do curral para outro lugar. Segundo Jamiro, as reclamações eram exatamente pela falta de estrutura, mas os carroceiros conseguiram o apoio do governo para continuarem lá. Mesmo assim, as condições do terreno nunca melhoraram, é o que diz Fábio Alves dos Santos, que mora em uma rua próxima e acompanhou a chegada dos carroceiros. "Falta ajuda, e esse não é o lugar certo para um curral. Eles deveriam ter um local específico e com um bom tratamento para os animais. Esses animais de lá nascem e vivem mal", acrescenta.
Uma reclamação freqüente da população é o mal-cheiro do lugar, que se espalha pelas ruas da QNO. "A gente não consegue ficar muito tempo nas ruas mais próximas do curral, o cheiro não deixa a gente respirar. Tenho dó de quem mora ali na frente", comenta Cleidiane Morais, que reside a três ruas do curral. O órgão que ficou responsável pelo projeto do novo curral e pela licitação para decidir a empresa que realizará a obra é a Secretaria de Agricultura. A obra ainda não foi feita porque falta a liberação do terreno pela Terracap. No entanto, o projeto está pronto e o aparato da Administração está preparado para agir.
Apesar de todos os problemas, a Secretaria de Agricultura do DF tem assistido a situação do curral comunitário devido às novas normas que definem a circulação e a posse dos animais. Recentemente, os carroceiros foram convocados para realizar o cadastro dos cavalos. No cadastramento, é coletado sangue do animal para diagnóstico de doenças e implantado um microchip para controlar sua circulação pela cidade. O órgão que ficou responsável pela emissão da carteira para o dono do animal é o Detran. De acordo com o projeto para os carroceiros, áreas específicas foram delimitadas para a circulação dos animais e carroças.
Segundo Walter Luiz de Sousa, gerente de apoio à Indústria e Agricultura, o cadastramento dos carroceiros representa um importante passo para o governo. "Tem carroceiro que joga lixo em qualquer lugar e com o registro dessas pessoas, a Polícia Militar vai poder fiscalizar como se a carroça fosse um veículo, podendo multar o carroceiro que sujar a cidade e apreender o animal que estiver sofrendo maus-tratos", afirma Walter.
Para a gerente de ação social, segurança e saúde da Administração da Ceilândia, Silvana Maria de Carvalho, a construção do novo curral e a ação do governo são importantes para combater abusos por parte de quem utiliza a carroça, além de gerar melhores condições para todos. "A situação deve ser resolvida o mais breve possível, e não só para o animal, mas também para as crianças e a família do carroceiro. Para que haja melhores condições para eles e para a comunidade", conclui.
Um novo cadastramento acontece em abril. Para se cadastrar, o interessado deve procurar o Centro Cultural próximo ao Tatico para preencher o formulário com dados pessoais e do animal. Os dados sócio-econômicos informados servirão para orientar ações da Secretaria de Assuntos Sociais.


Fonte: Tribuna do Brasil

5 comentários:

vando santos disse...

Querem tirar o curral cumunitário do setor o engraçado quase 20 anos aqui agora diz que e provisório porque nunca aparecerão aqui para ajudar agora querem jogar na rua como se fossemos cachorro eles deviam ter vergonha na cara e obívil que querem se dar bem em alguma coisa

Florismar vieira dos santos disse...

ISTO E SÓ CONVERSA FIADA ESSE PESSOAL QUER MOSTRAR SERVIÇO E COLOCAR O CURRAL NA RUA JÁ TEM 18 ANOS AQUI NUNCA FIZERAM NADA NUNCA AJUDOU ANTIGAMENTE OS CAVALOS VIVIA NAS RUAS ACONTECIA ACIDENTES DIRETO NUNCA CHEGARÃO AQUI PARA OFERECER AJUDA querem tirar o curral por algum motivo de vantagem a eles querem jogar o curral lá onde judas perdeu as botas cheias de vagabundos e maconheiros porque não falam a verdade aqui não tem burros e nem analfabetos obrigado

Anônimo disse...

NESSE CURRAL MORA UMA FAMILIA COM CRIANÇAS E UMA DELAS É ESPECIAL,NASCEU NESTE LOCAL E AGORA ELES VEM E DAR ALGUMAS HORAS PARA DESOCUPAR A AREA, A FAMILIA QUE SE DANE SE NÃO QUISER FICAR NA RUA TEM APENAS UMA OPÇÃO 'O ALBERG',TEM INSCRIÇÃO DO SEDH,ONDE ESTAR À CIDADÂNIA DO ESTADO,O POVO LUTA ,ELEGE,PÕE OS GRANDE NO PODER E QUANDO PRECISA VAI PRO NADA;
OBSERVAÇão;o fundão dessa ultima rua do setor'o'são todas invasão,alguns até foram vendidos pelos os usuarios.

ARTIGO 5ªDA COSNTITUIÇÃO FEDERAL,TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI,SEM DINSTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA,GARANTINDO-SE AOS BRASILEIROS E AOS ESTRANGEIROS RESIDENTES NO PAÍS A INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA,À IGUALDADE,À SEGURANÇA E À PROPRIEDADE.

Anônimo disse...

'GOVERNADORÉ ADMINISTRADOR ATENÇÃO'
ONDE ESTAR A CIDADÃNIA É O PODER DO ESTADO,VÃO DEIXAR ESTA FAMILIA SEM SOLUÇÃO?ESQUECERAM QUE FORAM OS POBRES CEGOS QUE OS COLOCARAM NO PODER.
ANTES DE ESTAREM NO PODER A PROMESSA ERA;EMPREGAR OS DESEMPREGADOS E DAR MORADIA A CIDADÂNIA DE CLASSE BAIXA É MELHORAR A SAÚDE PUBLICA NO DF,JÁ ESTAR NA HORA DE TIRAR DA BOCA AS FALSAS PROMESSAS,E FAZER ACONTECER ALGO DE VERDADE,MOSTRE AGORA O DIREITO DA IGUALDADE,FAÇA UMA MIDIAZINHA CONFORTANDO ESTA FAMILIA QUE SE ENCONTRA NO DESESPERO SEM TER PARA ONDE IR.
DETALHE IMPORTANTE TEM GRILEIRO POR TRÁS DESTE MOVIMENTO,ESTAR ROLANDO MUITO DINHEIRO...

Ana Lídia Lopes disse...

Concordo plenamente com com esse último depoimento! Todos nós temos direito, direito a vida,direito a cidadania,não importa se você e rico ou não! Más se torna fácil quando "você já tem a sua casa,e o seu emprego registrado" Quem não tem e que se vire,cidadão todos dizem que são,falar e fácil,más as atitudes nos mostra quem realmente somos! Nesse lugar mora famílias, que se estão lá, e por que não tem pra onde ir! Eles conseguem "suportar o mau cheiro" Por razão de necessidade! E os moradores da QNO não conseguem nem ficar na rua por que o mau cheiro e insuportável ?Gentinha medíocre,pessoas que se tornam ridículas só em abrirem a boca! Qual o mal que essas pessoas do "curral" fazem a esses moradores da QNO e demais? Gente vamos ser um pouco humano! São pessoas que não tem pra onde ir! E no entanto o que muitos conseguem fazer e simplesmente olhar para o seu próprio nariz! O resto que se dane! O mau cheiro do curral incomoda,mas o cheiro de maconha na porta de casa, não incomoda não né? Por que se incomodasse fariam um protesto para terem mais segurança,assim como estão fazendo para tirarem aquelas famílias e aqueles trabalhadores de lá!!! Eu tenho minha casa e meu emprego! Queria todos tivessem também, para ninguém ter que sofrer com esse tipo de discriminação, humilhação! E principalmente dependerem desse INJUSTO governo! No momento estou com muita raiva,tristeza e indignação! Raiva dessa população do setor o,que só fizeram críticas durante todos esses 17 anos, Tristeza por ver essas pessoas desamparadas, e indignação do nosso governo que só enxergam "os ricos" Pobre pra eles nem existem! "Na favela, no senado, sujeira pra todo lado"! Alguém sabe a diferença entre a sujeira da favela e a sujeira do senado??? Pensem nisso!